Sexta-feira será de termômetros alcançando até 42ºC no RS
Publicado em 15 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

A sexta-feira (15) será mais um dia de calor e instabilidade no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, pancadas de chuva forte, com raios e trovoadas, são esperadas em quase todo território gaúcho. A exceção é o Noroeste, onde o tempo fica estável. Na Região Metropolitana, a chuva aparece de maneira isolada. Não há, no entanto, queda das temperaturas após as pancadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de onda de calor que abrange todo o Estado. O aviso começou a valer nesta quinta-feira às 12h e se estende até as 19h de domingo (17). No último dia de alerta, os termômetros do Rio Grande do Sul alcançarão os 43ºC nas cidades de Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central, e Alto Feliz, no Vale do Caí. 

Diferentemente de outros Estados do país que sofreram com ondas de calor em 2023, no Rio Grande do Sul a chuva acompanha as altas temperaturas. Segundo os meteorologistas, isso ocorre por causa da umidade, intensificada pela área de alta pressão, reforçando o transporte de ar quente e úmido. 

Os maiores volumes de chuva serão registrados nas regiões Central, como em Lavras do Sul, Campanha, como Bagé, e Sul, como em Jaguarão, locais onde choverá 32 milímetros. Na cidade de Bagé, esse valor representa 30% da chuva prevista para o mês de dezembro inteiro no município. 

Ao longo do dia, a temperatura continua alta em todo o Rio Grande do Sul. A máxima do Estado será de 42ºC e ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí, enquanto a mínima,  13ºC, será registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Já os termômetros de Porto Alegre variam entre 25ºC e 39ºC. 

No sábado (16), ainda haverá instabilidade em quase todo território gaúcho. A exceção é o Sul, onde o tempo fica estável ao longo do dia. No Litoral Norte, a chuva deve aparecer de maneira rápida e irregular, enquanto nas demais regiões ocorrem pancadas de chuva isoladas, principalmente, no período da tarde.

O calor fica forte no fim de semana, quando a máxima do Estado será de 41ºC, novamente em Alto Feliz, no Vale do Caí, e a mínima, 13ºC, será registrada, mais uma vez, em São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, a variação térmica será entre 25ºC e 38ºC.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações da GZH
Fotos
Comentários