As eleições municipais de 2024 prometem desafiar partidos, candidatos e eleitores. Além das mudanças na legislação e da incorporação de novas regras, as atenções são grandes para como a utilização da Inteligência Artificial (IA) irá impactar nas campanhas e também como influenciará nas escolhas dos eleitores na hora de votar.
Afinal, se o combate às fake news segue sendo um desafio, as novas possibilidades permitidas pelas IAs e pelas ferramentas que dela derivam, como manipulações de conteúdos, abrem um campo desconhecido e cheio de incertezas.
O alerta para o assunto tem sido feito em vários campos. O próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, já alertou para os riscos que esses conteúdos podem provocar, especialmente em relação à desinformação. Um exemplo concreto pode ser visto na recente disputa pela presidência da Argentina, quando foram produzidas peças publicitárias remontando fatos.
Diante de um cenário tão desconhecido, recai sobre partidos e candidatos assumirem a responsabilidade por uma campanha mais real e verdadeira. Mais do que nunca é fundamental a discussão de projetos e propostas para que o eleitor possa escolher aquilo que considera ser o melhor para a sua cidade, ao invés de ser envolto a um fantasioso mundo irreal.