Com excesso de chuva e calor, vacas no RS têm queda de produção de leite
Em algumas regiões do estado vacas que produzem entre 25 kg e 40 kg por dia tiveram redução de até 7,8 quilos na captação de leite
Publicado em 26 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

As condições climáticas adversas na primavera, com excesso de chuva e calor, provocaram queda na produção de leite no Rio Grande do Sul, com a situação mais crítica tendo ocorrido em novembro, em Porto Vera Cruz, no Vale do Uruguai. Neste município, houve queda de 7,8 quilos/vaca/dia entre as vacas que produzem entre 25 kg/dia e 40 kg/dia. As informações são da Secretaria da Agricultura do Estado, em nota.

Entre as vacas com produção entre 25 kg/dia e 40 kg/dia de leite, a queda média estimada variou entre 3,2 kg/dia, em outubro, e 5,5 kg/dia, em novembro. A perda média mínima estimada ocorreu em Bento Gonçalves (2,6 kg/dia) em outubro. O estudo mostrou que, na primavera, a queda média estimada para o trimestre variou de 1,5 kg/dia (em outubro) a 3,3 kg/dia (em setembro e novembro) entre aquelas com produção entre 5 kg/dia e 20 kg/dia.

Neste cenário, a maior queda foi também em Porto Vera Cruz, no mês de novembro, com queda na produção de 4,4 kg/dia. O estudo explica que as maiores perdas médias estimadas de produção de leite são atribuídas às vacas com maior potencial de produção. Isso se deve à maior produção de calor corporal, devido às altas taxas metabólicas desses animais, dificultando as trocas calóricas com o meio ambiente, em situações que conciliam temperatura e umidade relativa do ar elevadas.

O material também mostrou que o Vale do Uruguai e o Baixo Vale do Uruguai registraram períodos mais elevados de estresse térmico aos animais durante a primavera, com Itaqui e São Borja, ambos no Baixo Vale do Uruguai, sendo as localidades com maiores situações de estresse térmico, além de Porto Vera Cruz.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Correio do Povo
Fotos
Comentários