Começo de semana será marcado pela instabilidade no Rio Grande do Sul
Publicado em 26 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O feriadão de Natal, como esperado, foi marcado por sol, calor e chuva isolada passageira típica de verão. Hoje, a nebulosidade aumentou no estado com chuva em várias regiões por conta de uma área de baixa pressão que dá origem a um ciclone na costa. 

O restante da semana terá vários dias com sol e instabilidade no seu final em razão de uma frente fria que precederá uma massa de ar mais frio para esta época do ano que vai chegar durante o feriadão de Ano-Novo, trazendo temperatura baixa para os padrões climatológicos da virada de ano, indica a previsão do tempo da MetSul. 

Assim, que está na praia nos litorais Sul e Norte do Rio Grande do Sul poderá desfrutar de alguns dias de sol ao longo desta semana à medida que o ciclone na costa impulsiona ar mais seco para o território gaúcho, proporcionando o tempo mais aberto. 

Ciclone extratropical, responsável por chuva e vento de 80 km/h hoje no estado, afasta-se da costa nesta terça. O sistema sobre o mar impulsiona ar mais seco para o Rio Grande do Sul e o sol aparece predomina no território gaúcho, inclusive com amplos períodos de céu claro. 

Massa de ar mais amena traz temperatura baixa para um 26 de dezembro durante a madrugada em parte do estado. O dia será muito agradável para os padrões da última semana do ano com máximas que não devem superar os 30ºC em quase todas as cidades gaúchas. 

O calor, tradicional no fim do ano, se fará presente nos próximos dias. A previsão do tempo nossa indica que os dias mais quentes da semana serão a quinta e a sexta-feira, quando a temperatura deve passar dos 35ºC em algumas regiões. As máximas à tarde podem atingir valores tão altos quanto 37ºC a 38ºC em cidades, como dos vales e do Noroeste. 

A grande mudança do tempo deve ocorrer de sexta para sábado com chuva em muitas regiões do Rio Grande do Sul e que poderá ser forte em diversas localidades como consequência de uma frente fria. Temporais isolados podem ocorrer. A instabilidade no final da semana tende a ser maior na Metade Norte, onde vão se concentrar os maiores acumulados de precipitação, inclusive com marcas de 50 mm a 100 mm em diferentes cidades. 

Há margem para mudanças, mas os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que ao longo do feriadão poderia ingressar no estado uma massa de ar mais frio que traria temperatura baixa para esta época do ano, até com frio fora de época em cidades da Serra. Algumas projeções computadorizadas até indicam temperatura mínima abaixo de 10ºC na madrugada em cidades da Serra e dos Aparados da Serra. 

Fonte: Vanessa Onci / Com informações da Metsul Meteorologia
Fotos
Comentários