Grêmio evita grandes investimentos no mercado em busca por reforços
Publicado em 27 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

O Grêmio   se aproxima do fim do ano com dois reforços anunciados e a necessidade de acertar mais contratações para o elenco da próxima temporada. O clube vasculha o mercado e deve priorizar negócios de ocasião. Não há indicativo de grandes investimentos para contratações de atletas, com pagamento pelos direitos econômicos.

O discurso é que o Grêmio "não tem fluxo de caixa" para contratações. No caso, para compras de jogadores. Ou seja, o ideal é a busca por atletas em fim de contrato ou empréstimos. Apenas "situações excepcionais" fariam o clube se movimentar de forma mais agressiva no mercado.

Outro ponto necessário para fazer as movimentações tem relação com saídas. Se o Grêmio conseguir negociar jogadores e arrecadar milhões a partir disso, pode equalizar o pagamento de valores considerados maiores.

Desde o fim do Brasileiro e início dos rumores, alguns nomes foram vinculados ao Grêmio. Os casos envolvendo jogadores sob contrato, cujos negócios seriam mediante pagamento de multa, normalmente viram empecilho. O clube não pretende pagar alto por reforços.

À procura de centroavante, atletas como Bruno Rodrigues e Deyverson foram citados, por exemplo, mas ambos com cifras milionárias. O primeiro, que estava no Cruzeiro e pertencia ao Tombense, foi comprado pelo Palmeiras. Já o centroavante do Cuiabá manifestou interesse em trabalhar com Renato, mas não há nada que indique a possibilidade do negócio avançar.

A posição, aliás, é uma das prioridades do Grêmio, visto a saída de Luis Suárez. O alvo mais forte até o momento é Rogelio Funes Mori, do Monterrey, embora o presidente do clube mexicano tenha afirmado que o jogador recusou a oferta dos gaúchos.

Outro setor visado é a defesa. Com três zagueiros em fim de contrato e nenhuma definição ainda, o Tricolor trabalha para fechar a contratação de Lucas Freitas, que pertence ao Palmeiras e estava na Chapecoense. A negociação ainda está em andamento, mas conforme apurou o ge prevê pagamento de valores ao Verdão, considerados baixos.

Até agora, o Grêmio anunciou dois nomes para 2024, para reforçar meio e ataque. O volante Dodi e o meia-atacante Soteldo chegaram do Santos. O primeiro, curiosamente, foi adquirido em definitivo, embora a quantia investida seja mantida em sigilo. Já o venezuelano foi trazido por empréstimo de uma temporada.

Para 2024, o Grêmio aprovou no orçamento um aumento da folha salarial dos atuais R$ 10,5 milhões para R$ 14 milhões. Houve também pedido de suplementação orçamentária aprovado no Conselho Deliberativo para as contas deste ano.

Enquanto segue de olho no mercado, o clube está em vias de anunciar a renovação do técnico Renato Portaluppi. As partes estão com o acordo encaminhado para estender o vínculo por mais um ano.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do GE
Fotos
Comentários