Nuvem gigante cobre o norte do RS antes de temporal
Publicado em 29 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

Na manhã desta sexta-feira (29), um fenômeno nos céus do norte do RS impressionou e assustou os moradores da região. Foi a passagem de uma “shelf cloud”, ou na tradução para o português “nuvem prateleira”, registrada nos municípios de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, entre outros.

Conforme a Climatempo, essa nuvem se caracteriza por uma formação extensa com aparência de onda, que costuma anteceder tempestades. A “nuvem prateleira” vem acompanhada de fortes rajadas de vento.

A coordenadora de educação Jô do Carmo foi uma das pessoas que registrou a passagem do fenômeno, enquanto se deslocava pelo entroncamento das rodovias BR-386 e BR-158, entre Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões

— Foi uma experiência nada agradável. Parecia um olho quando eu estava entrando nela. Muitas árvores caíram — contou.

Como se forma a nuvem prateleira

O fenômeno desta sexta-feira foi causado pela passagem de uma frente fria que está levando instabilidade para todo o Rio Grande do Sul. O alerta feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa perigo de tempestade e alto volume de chuva.

De acordo com Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, a “nuvem prateleira” se forma abaixo da tempestade principal. Uma corrente ascendente impulsiona o ar quente pra cima e o frio para fora, criando o aspecto característico. É uma nuvem baixa e horizontal, formada na base da tempestade e em linha reta, com borda nítida e cores mais escuras, como cinza, azul e até verde.

— Não é tão comum, mas nos alertas de tempestade dessa primavera já aconteceu algumas vezes esse ano. Ela impressiona na chegada pelo tamanho — explicou o meteorologista.

Entre a noite desta sexta e a manhã de sábado (30), a frente fria se desloca para os outros estados do Sul e Sudeste do Brasil. A previsão para o fim de semana é de tempo firme e temperaturas amenas em todo RS.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários