O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul. O comunicado é válido das 10h desta terça-feira (9) até às 10h de quinta-feira (11).
Segundo o alerta, pode ocorrer chuva de até 50 milímetros por dia, vento intenso de até 60 km/h e queda de granizo. Para fins de comparação, de acordo com a Climatempo, em Porto Alegre, a média de chuva para janeiro é de 120 milímetros. Em Pelotas, no Sul, de 116mm, enquanto que em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, esse valor alcança os 129 milímetros.
O Inmet destaca, porém, que há baixo risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e árvores e alagamentos. As orientações são para que, em caso de ocorrência de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou estacionem os seus veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos por descargas elétricas.
Também é recomendado que os aparelhos conectados à tomada sejam desligados durante o período que vigora o alerta. Em caso de emergências ou necessidade de mais informações, contate a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).