Inmet alerta para risco de tempestade até esta quinta-feira; chuva deve atingir todas as regiões do RS
Frente fria favorece a formação de nuvens carregadas no território gaúcho
Publicado em 11 de janeiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

A instabilidade persiste no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (11). A circulação de vento úmido, combinada com o deslocamento de uma nova frente fria, favorece a formação de nuvens carregadas. Será um dia com muita nebulosidade e poucas aberturas de sol, com chuva volumosa e frequente em todas as regiões gaúchas. Além da chuva, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade, exigindo atenção para os municípios.

Conforme explica a Climatempo, a razão pela qual não choveu em Porto Alegre na semana, apesar da previsão, está relacionada a fatores locais. Isso ocorre devido a proximidade da Capital a grandes corpos d'água, como a Lagoa dos Patos e o mar, que pode influenciar a direção dos ventos, deslocando as instabilidades para outras regiões.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, há previsão de chuva na Capital já a partir desta quarta-feira (10).

— Deve chover em Porto Alegre ainda hoje. Já estamos observando instabilidades na parte central do Rio Grande do Sul. A tendência é de que essas instabilidades atuem durante todo o dia sobre Porto Alegre amanhã (quinta-feira) — afirma o meteorologista Guilherme Alves Borges.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo potencial de tempestade para todo o Rio Grande do Sul. O comunicado é válido das 10h de terça-feira (9) até as 10h de quinta-feira (11). 

Segundo o alerta, pode ocorrer chuva de até 100 milímetros por dia, vento intenso de até 100km/h e queda de granizo. As orientações são para que, em caso de ocorrência de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou estacionem os seus veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos por descargas elétricas.

Os maiores volumes de chuva são esperados em Vista Gaúcha e Vista Alegre, com 48 milímetros, representando 26% e 27% da média esperada para o mês, respectivamente. Em Porto Alegre, são previstos 40mm, o que equivale a 28% da expectativa para esta época.

As temperaturas caem em relação ao início da semana, com mínima em Pedras Altas, no Sul, de 14ºC, e máxima em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 31ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será entre 22ºC e 27ºC.

Na sexta-feira (12), com o distanciamento da frente fria que atuava sobre o Estado, um sistema de alta pressão muda as condições do tempo. Desta forma, a Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, a Fronteira Oeste, a Região Central, o Sul e a Campanha, terão um dia estável, sem expectativa de chuva. Porém, haverá bastante nebulosidade, principalmente pela manhã. No Norte e na Serra, ainda há condição para chuva volumosa e com intensidade forte.

A mínima ocorre, novamente, em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na serra gaúcha. Já a máxima, será em Vicente Dutra, no Norte: 33ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 20ºC a 28ºC.

 

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários