Semana começa com chuva no RS
Publicado em 18 de fevereiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

A previsão é de um início de semana de muita chuva no Rio Grande do Sul. A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) prevê volumes “significativos” em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias, especialmente, na metade Norte, Serra, Nordeste, divisa com Santa Catarina, Região Metropolitana e Litoral.

Para essas regiões, deve chover entre 40 e 80 milímetros segunda até sexta-feira (23). Em alguns pontos podem chegar a 100 milímetros, mas os volumes não devem ser suficientes para causar inundações. Historicamente, o volume médio de chuvas em fevereiro na capital gaúcha é de 110,8 milímetros.

A Defesa Civil e a Sala de Situação também monitoram os possíveis efeitos da aproximação de uma depressão tropical, em alto-mar. O fenômeno, antes sob o nome de ciclone subtropical, formou-se inicialmente no Rio de Janeiro e está se deslocando em direção sudoeste, afirma o meteorologista da Sala de Situação Lucas Fagundes. Segundo ele, a nomenclatura mudou porque agora as características físicas do fenômeno (como pressão e formação de nuvens) estão diferentes, o que causa, por exemplo, ventos mais velozes do que os do ciclone subtropical.

A partir da segunda-feira (19), o fenômeno pode favorecer aumento da nebulosidade na metade leste do RS e vento de moderado a forte, com rajadas de 35 a 55 quilômetros por hora, no Litoral, além de ondas de três a cinco metros de altura em alto-mar, segundo nota da Defesa Civil. 

— As últimas atualizações dos modelos meteorológicos indicam que o ciclone está se afastando para dentro do oceano, sem indícios de efeitos severos no Estado — diz Fagundes.

Para os próximos dias, estão previstas tempestades pontuais e eventual queda de granizo em todo o Estado até quarta-feira (21). Entre quarta e quinta-feira (22), a instabilidade e chuvas pontualmente fortes se restringem à metade norte do RS. No resto do Estado, sol entre poucas nuvens predomina neste período, de acordo com boletim semanal da Sala de Situação.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários