Força-tarefa do governo do Estado vai para a Região Noroeste apoiar municípios no combate à dengue
Até agora, o Rio Grande do Sul tem 466 municípios infestados pela circulação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e quatro óbitos ocorridos devido à doença
Publicado em 21 de fevereiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

Durante os dias 21, 22 e 23 de fevereiro, uma força-tarefa será enviada pela Secretaria da Saúde (SES) para apoiar o enfrentamento à dengue em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). As equipes realizarão reuniões e visitas in loco nas comunidades durante os três dias.

Tenente Portela é o município que apresenta o maior número de casos de dengue no Rio Grande do Sul em 2024. Conforme os dados que constam no Painel da Dengue nesta terça-feira (20/2), dos 5.028 casos confirmados em todo o Estado neste ano, 1.234 estão em Tenente Portela. Até agora, o Rio Grande do Sul tem 466 municípios infestados pela circulação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e quatro óbitos ocorridos devido à doença.

A força-trefa da SES que entrará em ação junto com as prefeituras municipais e CRS é formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE).

As equipes designadas para prestar apoio aos municípios desenvolverão atividades de orientação e prevenção aos focos do mosquito. Medidas de verificação de pátios e locais propícios para formação de criadouros serão intensificadas junto aos moradores da cidade.

Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos. O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Estudos em outros países demonstraram que, após uma única aplicação, há uma redução sensível ao longo dos meses no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes.

Outro foco da ação estará no reforço das orientações e da capacitação de profissionais de saúde da atenção primária e da rede ambulatorial e hospitalar sobre diagnóstico e tratamento.

Agenda de atividades da força-tarefa

  • Quarta-feira (21/2) -15h às 17h - reunião com gestores da 2ª CRS em Frederico Westphalen
  • Quinta-feira (22/2) - visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde)
  • Sexta-feira (23/2) - 8h30 às 10h30 - reunião com gestores da 15ª CRS em Palmeira das Missões

Municípios da 15ª CRS

Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Redentora, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul.

  • Fones: (55) 3742-2770/3742-1480
  • E-mail: 15crs@saude.rs.gov.br
  • Coordenador: Fernando Cezar de Carli
  • Coordenador adjunto: João Luiz dos Santos Miler

Municípios da 2ª CRS

Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu Do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Ascom SES
Fotos
Comentários