Agentes de combate a endemias iniciam aplicação de BRI nas escolas municipais nesta segunda-feira. 11
Secretaria da Saúde também realizará atividades de combate à dengue em parceria com a Patram a partir desta semana
Publicado em 11 de março de 2024
Compartilhar
A- A A+

A Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen anunciou novas ações para fortalecer o combate à dengue no município a partir desta segunda-feira (11). Focadas na prevenção, as atividades iniciam com a aplicação de inseticidas nas escolas municipais, mediante o uso da técnica da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).

As primeiras escolas a receberem a aplicação do BRI serão as EMEIs Mãe de Deus, no bairro São Francisco de Paula, e Sofia Pich, no bairro Jardim Primavera. Em ambas, o trabalho está previsto para acontecer a partir das 15 horas. Com o uso do BRI, os locais ficarão protegidos por até 12 meses, uma vez que o inseticida ocasiona a morte dos mosquitos que passarem pelo ambiente onde houve a aplicação.

A técnica já vem sendo empregada pela Secretaria da Saúde nas residências de moradores do bairro Barril, onde foi constatada maior concentração de casos de dengue. Em pouco mais de uma semana desde que o BRI passou a ser usado em FW, o produto foi aplicado em cerca de 80 residências. O trabalho será executado também nos demais bairros da cidade, sendo que a ação só acontece com autorização do proprietário do local. 

Ações em parceria com a Patram e fumacê da dengue

Também a partir desta semana, a Secretaria da Saúde inicia um trabalho conjunto com a Polícia Militar Ambiental (Patram) de FW. A parceria foi alinhada em reunião ocorrida nos últimos dias e prevê a realização de fiscalizações e aplicação de fumacê com a presença das agentes de combate a endemias, agentes de saúde e dos policiais ambientais. Os primeiros trabalhos acontecem já nesta segunda-feira (11), no Distrito Industrial, seguindo para os Núcleos posteriormente.

Todas essas ações de combate à dengue se somam às demais já executadas pela Secretaria da Saúde de FW. 

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Ascom
Fotos
Comentários