Chuva intensa atinge metade norte do Estado e deixa mais de 70 pessoas fora de casa em Frederico Westphalen
Em Roque Gonzales, quatro carros e um caminhão se envolveram em um engavetamento no momento em que diversos galhos e árvores estavam caídos sobre a pista
Publicado em 19 de março de 2024
Compartilhar
A- A A+

A forte chuva que atingiu a metade norte do Rio Grande do Sul, desde a noite desta segunda-feira (18), causou transtornos.

Em Frederico Westphalen, 15 pessoas estão desabrigadas e cerca de 60 estão desalojadas, estima o vice-prefeito do município, João Vendruscolo. Em sua maioria, são moradores da área urbana do município. Os bairros Jardim Primavera e Aparecida são os mais atingidos. Até o início da madrugada desta terça-feira (19), não havia registro de feridos. 

Os moradores foram realocados para abrigos da cidade e residências de amigos e familiares. De acordo com a prefeitura, a chuva intensa por um período de pelo menos 30 minutos foi suficiente para a água invadir residências e empresas na cidade. 

— Nunca se viu tanta chuva em meia hora. Foi demais. Foi um absurdo. Não conseguimos nem fazer levantamento ainda. Estamos cogitando até decretar situação de emergência — afirmou o prefeito José Panosso, na noite desta segunda.

De acordo com a Climatempo, entre 19h e 20h, foram 41,6mm de chuva. À meia-noite, o acumulado já alcançava os 75,2mm. A média mensal para a cidade é de aproximadamente 140mm. As pancadas seguiram até por volta de meia-noite, segundo os bombeiros, que atenderam diversos chamados de alagamentos.

A Defesa Civil ainda não contabilizou os danos e deve continuar com as atividades.

Ainda na Região Noroeste, em Três de Maio, o Corpo de Bombeiros local atendeu a uma ocorrência de corte de árvore na área central da cidade. Em Horizontina, a chuva também foi intensa, mas não houve registro de chamados por conta das condições meteorológicas. Já em Três Passos, uma árvore caiu em uma rodovia e uma residência solicitou lona por conta de goteiras.

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários