Polícia flagra mais de 6,7 hectares de desmatamento entre Rodeio Bonito e Cristal do Sul
Publicado em 22 de março de 2024
Compartilhar
A- A A+

Duas cidades do norte gaúcho registraram casos de desmatamento na terça-feira (19), somando 67,1 mil metros quadrados de destruição. Os flagrantes foram feitos pelo 3° Batalhão Ambiental de Brigada Militar em Rodeio Bonito e Cristal do Sul.

A operação foi feita a partir de alertas da plataforma Mapbiomas que, por meio de satélites, apontou as áreas desmatadas no interior dos dois municípios que ficam a cerca de 10 quilômetros de distância um do outro. Em Rodeio Bonito foram 3,4 hectares de vegetação nativa pertencente ao bioma Mata Atlântica destruídos.

Já no município de Cristal do Sul, os policiais militares flagraram outros 3,3 hectares de desmatamento, onde foram derrubadas árvores conhecidas, como canela, guajuvira, fumeiro-bravo, louro, açoita-cavalo, umbu, camboatá e aroeira. Em um dos locais houve destruição em uma Área de Preservação Permanente (APP). 

De acordo com a Lei n° 12.651/2012, APP é uma área protegida com o objetivo de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade, protegendo o solo, a flora e a fauna. São áreas naturais intocáveis, com limites de exploração, em que não é permitida a exploração econômica direta.

Os responsáveis pelas duas áreas foram identificados e informaram que não possuíam licença ambiental para o manejo florestal. Assim, foi registrado o boletim de ocorrência e eles responderão por crime ambiental contra a flora, cuja pena varia de multa até detenção, de um a três anos.

Essa não foi a primeira vez que os municípios registraram casos de desmatamento. De acordo com os dados da plataforma Mapbiomas, Rodeio Bonito teve outra ocorrência do crime em 2023, já Cristal do Sul teve oito alertas entre 2020 e 2023.

A região Norte vive uma crescente nos casos de desmatamento: de 2019 a 2023, mais de 16,9 milhões de metros quadrados de mata nativa foram destruídos na região, entre os biomas Mata Atlântica e Pampa.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações da GZH
Fotos
Comentários