RS tem três novos alertas do Inmet para chuva intensa, vento costeiro e neve nesta terça-feira
Estado conta com outros dois avisos, válidos desde a noite de segunda-feira (27); todos abrangem principalmente municípios da metade Leste e do Sul
Publicado em 28 de maio de 2024
Compartilhar
A- A A+

O Rio Grande do Sul tem três novos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) válidos para esta terça-feira (28). No total, há cinco avisos ativos no território gaúcho – dois deles iniciaram ainda na noite de segunda-feira (27). Eles indicam risco de chuva intensa, vento costeiro e neve principalmente em municípios da metade leste e do sul do Estado.

Um dos alertas amarelos sinaliza perigo potencial de chuva intensa e iniciou às 6h, com validade até as 10h desta terça. De acordo com o Inmet, há risco de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com vento intenso de até 60 km/h, em cidades do Sudeste e do Sudoeste, como Pelotas, Rio Grande, Candiota, Arrio Grande e Chuí.

Também amarelo, o alerta de neve iniciou às 5h e ficará vigente até o meio-dia, indicando a possibilidade de espessura de até 5 cm. O aviso abrange nove municípios, sendo apenas dois do Rio Grande do Sul – Bom Jesus e São José dos Ausentes – e o restante de Santa Catarina.

O terceiro alerta sinaliza perigo potencial de vento costeiro das 15h01min às 23h59min desta terça, na Região Metropolitana, na Serra, no Nordeste e no Sudeste. Conforme o Inmet, há chance de intensificação das rajadas nas regiões litorâneas, podendo movimentar dunas de areia sobre construções na orla.

Há ainda outros dois alertas para vento costeiro, que estão ativos desde as 21h de segunda e foram estendidos até as 15h desta terça. Um deles é laranja e indica perigo de intensificação do vento nas regiões litorâneas. Abrange toda a costa gaúcha, pegando Litoral Norte, Região Metropolitana e avançando mais ao continente no Sul.

O terceiro aviso de vento costeiro é amarelo e envolve as regiões Sudoeste, Centro, Metropolitana, Sudeste, Nordeste e Serra. O Inmet orienta que, em caso de problemas, a população contate a Defesa Civil pelo número 199.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários