Ainda impactado por enchente, comércio prevê vender 33,7% menos no Dia dos Namorados
Queda, porém, será bem menos intensa do que a registrada no Dia das Mães
Publicado em 10 de junho de 2024
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Próxima data importante para o varejo, o Dia dos Namorados, em 12 de junho, vai sentir o impacto da enchente nas vendas no Rio Grande do Sul. A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um recuo de 33,7% sobre a comercialização do ano passado, uma queda bastante forte.

A movimentação financeira das lojas deve ficar em R$ 127,1 milhões pela estimativa da entidade nacional. Isso coloca o varejo gaúcho com o sexto maior faturamento do país, sendo que tradicionalmente ocupa entre a terceira e a quarta posição nas principais datas de vendas.

Presidente da Federação das Associação Gaúchas do Varejo (FAGV), Vilson Noer contou à coluna que tem feito sondagens pelo interior do Estado, nas quais identifica expectativas bastante díspares. Regiões inundadas projetam queda, enquanto outras esperam vendas iguais às do ano passado. 

- Creio que faremos 90% do resultado de 2023. Mas tem ouvido os lojistas falarem já em "recomeço de vendas" - observa Noer.

Um ponto curioso é já estar ocorrendo uma venda que estava reprimida. Os segmentos que percebem o movimento são vestuário, calçados, cosméticos e utilidades domésticas, percebe o líder lojista.

- Eu, particularmente, fiquei mais aliviado. São retornos positivos em um contexto real. O Dia das Mães teve queda de 80% na venda - lembra Noer, referindo-se à data, que é o "Natal do primeiro semestre" e foi bem no início da enchente. 

No país, a venda do Dia dos Namorados crescerá 5,6%, estima a CNC. É considerada a sexta maior venda em datas comemorativas do ano. 

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
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