Após dias de calor, uma massa de ar frio deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul entre domingo e a segunda-feira, derrubando as temperaturas no começo da próxima semana.
Segundo a MetSul, as marcas devem ficar abaixo de zero em algumas regiões, como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados, no Rio Grande do Sul, e ainda no Planalto Sul Catarinense.
As projeções dos modelos apontam ainda que a incursão de ar frio não será intensa como as do final de junho e o começo de julho, embora haja previsão que provoque uma queda acentuada da temperatura em no Sul e Sudeste.
O ingresso do ar frio deve ser acompanhado de vento moderado com rajadas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul na segunda-feira. Em pontos da costa e da Lagoa dos Patos, as rajadas podem ficar perto e acima de 70 km/h quando da chegada do ar mais frio.
Os dados de hoje apontam que não há chance de nevar, mas poderá ocorrer geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na campanha Gaúcha e nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a possibilidade de gear é maior.