Com -1,8ºC nos termômetros, Vacaria teve o amanhecer mais frio do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (13), pelo segundo dia consecutivo. A umidade do ar e a intensidade do vento deixaram a sensação térmica ainda mais baixa no município da Serra: -4,9ºC. Outras quatro cidades gaúchas também registraram termômetros abaixo de 0ºC nesta manhã (veja a lista ao fim da matéria).
O frio intenso é resultado do avanço de uma massa de ar polar oriunda da Argentina, que ingressou no Rio Grande do Sul no domingo (11) e avança sobre todo o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para onda de frio, com termômetros cerca de 5ºC abaixo da média, até o início da tarde desta terça-feira.
Também na Serra, Cambará do Sul amanheceu com termômetros na marca de -1,7°C e sensação térmica de -4,3ºC. Na segunda-feira (12), a força do vento e a umidade do ar proporcionaram para Cambará a sensação de -6,3ºC, mesmo com temperatura de 1ºC.
Em Porto Alegre, a mínima foi 4,6ºC. Apesar disso, a sensação térmica chegou a 2ºC entre 5h e 6h na Capital. De acordo com a Climatempo, a massa de ar polar deve começar a se afastar do estado na próxima quinta-feira (15), quando a temperatura começa a se elevar novamente no RS.
Abaixo, veja os municípios que tiveram as mínimas mais baixas do Estado nesta terça-feira:
- Vacaria, Serra: -1,8ºC (sensação térmica de -4,9ºC)
- Serafina Corrêa, Norte: -1,7ºC (sensação térmica de -1,7ºC)
- Cambará do Sul, Serra: -1,7ºC (sensação térmica de -4,3ºC)
- Quaraí, Fronteira Oeste: -1ºC (sensação térmica de -3,6ºC)
- Lagoa Vermelha, Norte: -0,1ºC (sensação térmica de -3,6ºC)