Passo Fundo deverá ter planta de etanol em operação em 2026
Parque fabril a ser instalado na cidade produzirá biocombustível com cereais, glúten vital e farelo
Publicado em 15 de agosto de 2024
Compartilhar
A- A A+

Com sede em Passo Fundo, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul, a 289 quilômetros de Porto Alegre, a empresa Be8 anunciou o início das obras de construção de uma nova planta de etanol na cidade. O parque fabril será o primeiro de grande porte do Estado dedicado à produção de biocombustível com cereais, e a primeira produção de glúten vital do Brasil.

De acordo com Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, as instalações vão abrigar fábricas para produção de alimento humano (glúten vital), energia renovável (etanol) e alimento animal (farelo). O início da atividade de terraplanagem movimentará 1,5 milhão de metros cúbicos de terra, entre corte e aterro, numa área total de 80 hectares. A área construída da nova planta será de cerca de 40 hectares, ou mais de 63 mil metros quadrados.

Com previsão de operação em 2026, a fábrica de etanol vai gerar mais de 800 empregos durante a fase de implantação do projeto, com preferência à contratação de mão de obra local, promovendo o treinamento e a capacitação especializada para manutenção e operação da unidade. Em operação, a planta deverá gerar aproximadamente 175 empregos diretos.

A Be8 está estruturando, com instituições de ensino, cursos de formação técnica e de aperfeiçoamento profissional com o objetivo de desenvolver e formar profissionais qualificados para a nova fábrica e demais processos industriais da empresa. A companhia também vai priorizar a contratação direta e indireta de empresas estabelecidas em Passo Fundo para a realização de investimentos. A usina será flexível para a produção de etanol anidro (que pode ser adicionado na gasolina) ou hidratado (consumo direto) e terá capacidade de 220 milhões de litros.

 

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações Correio do Povo
Fotos
Comentários