Grêmio leva virada nos acréscimos e perde por 3 a 2 para o Atlético na volta à Arena
Publicado em 02 de setembro de 2024
Compartilhar
A- A A+

No jogo que marcou o retorno à Arena após mais de quatro meses, o Grêmio levou uma virada do Atlético-MG e perdeu por 3 a 2. O Tricolor jogou com um a menos desde os 19 minutos do primeiro tempo, com a expulsão de Gustavo Martins. Mesmo assim, conseguiu abrir dois a zero e parecia ter o jogo administrado até os 40 minutos da segunda etapa.

Os gols gremistas foram marcados por Braithwaite e Cristaldo, ainda no primeiro tempo. O Galo virou com dois gols de pênalti, de Scarpa e Palacios. A virada veio nos últimos minutos de jogo, com cabeçada de Vargas.

Com o resultado, o Grêmio permaneceu na 14ª colocação com 27 pontos. Já o Atlético-MG, saltou para a oitava colocação com 33 pontos. O próximo compromisso do Tricolor será no domingo, dia 15 de setembro, contra o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista. Já o Galo irá medir forças com o Bahia em Salvador.

Dois a zero com um a menos

O Grêmio começou pressionando o Galo desde o primeiro minuto de partida. O Tricolor chegou a criar ao menos duas chances claras de gol no início do primeiro tempo.

Aos três minutos, Brathwaite quase abriu o placar. Na bobeada de Bernard, o centroavante gremista roubou a bola, e fez tudo certo: driblou Alonso e ficou na cara do gol e tirou do goleiro. Na pequena área, um defensor apareceu para bloquear. Aos oito, nova chance tricolor e grande defesa de Everson.

Aos 19 minutos, Gustavo Martins se atrapalhou com a bola, perdeu para Deiverson e puxou o atacante, que ia para o gol. O juiz entendeu que era lance para expulsão direta, o que foi alvo de muita reclamação dos jogadores gremistas. Renato optou por não fazer substituição e puxou Villasanti para recompor a defesa ao lado de Kannemann.

A expulsão precoce de Gustavo Martins, aos 19 minutos, parecia mudar completamente o cenário da partida. Com um a mais, o Galo foi para cima e chegou a criar chance de gol.

Mas a reação atleticana durou pouco. O Grêmio abriu o placar aos 32 minutos, com Braithwaite. Após escanteio cobrado na área, Kannemann desviou e a bola caiu no segundo pau, onde Braithwaite chegou para marcar.

Aos 40, o Tricolor ampliou, com Cristaldo, em jogada de Soteldo. O venezuelano ganhou de três marcadores pela esquerda e cruzou na cabeça de Braithwaite, que cabeceou na trave. Na sobra, Cristaldo, que bateu de primeira e ampliou.

Dois pênaltis e a virada

A segunda etapa começou com um cenário semelhante ao primeiro tempo: o Grêmio tinha a partida sob controle ainda com um homem a menos e se aproveitava dos erros do Atlético-MG.

Por vezes, o domínio gremista aparecia novamente a cada chance desperdiçada. Aos sete minutos, em escanteio cobrado da esquerda, Braithwaite cabeceou e mandou a bola na trave.

O panorama da partida passou a se modificar a partir das mexidas do Grêmio no segundo tempo. Monsalve e Braithwaite saíram para as entradas de Edenilson e Natã, respectivamente.

Com essas mudanças, o Grêmio, que antes era dominador, passou a ser dominado. O Atlético-MG também fez modificações e começou a criar chances de gol, algo que fez muito pouco durante a etapa inicial.

Aos 25 minutos, o Grêmio abre espaço para a reação do Galo. Em uma jogada ensaiada de escanteio, João Pedro comete pênalti em cima de Brahian Palacios. Scarpa partiu para a cobrança e diminuiu a vantagem gremista.

Apesar do gol sofrido, o Tricolor seguia protegendo bem o 2 a 1. Não tinha o mesmo vigor físico para chegar à frente, mas não corria riscos.

O Galo voltou a entrar na partida somente depois dos acréscimos e através de um novo erro de João Pedro e uma nova penalidade. Após uma bola alçada na área, Alan Kardec cabeceou e a bola bateu na mão do lateral gremista, que estava de braços abertos. O pênalti assinalado foi cobrado por Palacios, que decretou o 2 a 2.

“Lei do ex” liquida o Grêmio

Paralisado, o Grêmio ainda tentava entender o que havia acontecido. E o Atlético-MG, ligado no 220 no final da partida, foi atrás da virada e conseguiu através da “lei do ex”. Aos 50 minutos, o gol veio em uma jogada tramada por Alan Kardec e Arana pelo lado esquerdo. O centroavante atleticano deu um toque de calcanhar para o lateral, que bateu forte para uma grande defesa de Marchesín. No rebote, Vargas apareceu rapidamente para dar um peixinho e decretar a vitória do Atlético-MG por 3 a 2.

Foi o último ato de um confronto em que o Grêmio fez um primeiro tempo de luxo, mas perdeu fôlego na etapa final.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários