Com foco na valorização do aluno e do professor para a construção do presente e do futuro da sociedade, o governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (7/11), a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para o ano letivo de 2025. A ampliação alcançará mais 90 instituições de ensino em 68 municípios. A educação é prioridade para o governador Eduardo Leite, que, com o anúncio, eleva para 296 o número de escolas de Ensino Médio com turno integral na Rede Estadual – mais que o dobro do que havia em 2023.
"Estamos dando sequência ao nosso compromisso de expansão do ensino em tempo integral no Estado. Temos a consciência de que o tempo integral, quando oferece boas condições de segurança e de alimentação para que os alunos permaneçam mais tempo na escola, garante uma jornada pedagógica mais intensa para prepará-los para o futuro. É o que observamos em lugares onde a educação teve evolução expressiva tendo o tempo integral como uma grande aposta, e nós estamos neste rumo", disse o governador Eduardo Leite.
A diferença é que a modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo de educação. A abordagem pedagógica do Tempo Integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo, são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.
Outro pilar do Tempo Integral é a prática do acolhimento. No início do ano, com a chegada dos novos matriculados e de suas famílias, é realizado um momento de integração para estabelecer os primeiros vínculos e estimular a reflexão a respeito dos sonhos e expectativas dos jovens. Essa abordagem se estende durante todo o calendário letivo, com uma rotina escolar que prioriza o apoio e o acompanhamento das aprendizagens – criando um ambiente de pertencimento e aproximação.