Chuvas no Litoral de SC provocam estragos
Publicado em 17 de janeiro de 2025
Compartilhar
A- A A+

A Defesa Civil divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 17, os maiores volumes de chuva registrados no Litoral de Santa Catarina, que sofre com alagamentos devido à intensa precipitação. A maior quantidade de água caiu em Biguaçu, com quase 400 milímetros em um intervalo de apenas 24 horas (veja a tabela abaixo).

As fortes chuvas já levaram seis municípios a decretarem situação de emergência. Até o final da noite desta quinta-feira, dia 16, os decretos tinham sido assinados em Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis.

O número de desalojados chega a 180, o maior é em Camboriú (100), seguido por Itapema, com 50, e Porto Belo, 30. Equipes do governo atuam em auxílio à população. “Foram muitos municípios atingidos e nós estamos desde a manhã desta quinta-feira cuidando das pessoas, prestando o socorro, em encontro dos prefeitos para fazer tudo o que for preciso para quem está precisando nesse momento”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, afirmou que o trabalho ocorre de forma coordenada com os municípios para oferecer todo o suporte necessário. “A prioridade é proteger as vidas e minimizar os danos à população afetada”.

Diante da previsão de mais chuvas, o governador voltou a reforçar a importância de a população ficar atenta aos alertas e orientações dos órgãos oficiais do governo do estado. “Vai continuar tendo perigo nas encostas, porque foi muita chuva, encharcou o solo e há risco de deslizamentos. Então eu quero pedir a todas as pessoas que fiquem vigilantes, fiquem ligadas às informações atualizadas pelos órgãos credenciados”, orienta

Estragos e desabrigados

Na Grande Florianópolis, muitos municípios foram atingidos. Alagamentos generalizados afetaram as regiões Norte, Leste e Sul da Ilha, além dos municípios vizinhos de Tijucas e Canelinha. Governador Celso Ramos foi um dos mais atingidos, com 16 bairros comprometidos. A Defesa Civil local informou que parte da estrutura do Quartel do Corpo de Bombeiros foi danificada, dificultando o atendimento na região. Diversas quedas de muros e árvores em áreas de encostas isolaram comunidades, principalmente de pescadores.

Em Tijucas, a cidade decretou situação de emergência após a paralisação do tráfego urbano devido aos alagamentos. Florianópolis também enfrentou alagamentos severos, principalmente no Norte e Sul da Ilha, onde a combinação de maré e chuvas intensas causou transtornos, inclusive nos hospitais da região. A capital também sinalizou decreto de emergência.

Deslizamentos e alagamentos no Litoral Norte

Em Camboriú foram montados dois abrigos para o atendimento de 100 pessoas afetadas, e o município também decretou situação de emergência. Em Balneário Camboriú, apesar de ainda estar em fase de resposta, o município já recebeu apoio das equipes da Defesa Civil para lidar com os danos.

Porto Belo e Itapema estão retirando moradores das áreas de risco. Em Itapema, três pontes foram comprometidas e cerca de 50 pessoas estão abrigadas. Embora muitos moradores tenham sido deslocados para casas de familiares, a situação ainda requer atenção e ambos os municípios devem decretar situação de emergência em breve.

Mais de 234 ocorrências

Ao longo desta quinta-feira, dia 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte. Com a previsão de redução dos volumes de chuva, a corporação se prepara para o apoio imediato ao restabelecimento dos municípios atingidos.

Ainda durante a noite de quinta foram encaminhados cinco caminhões-tanque para os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. Outros sete serão encaminhados nesta sexta-feira, dia 17, pela manhã, com destino aos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí. As viaturas reforçarão os atendimentos nos municípios atingidos, vindas de Itajaí, Brusque, Itapema, Tubarão, Blumenau e Criciúma.

Previsões meteorológicas indicam mais chuvas

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as chuvas persistentes devem continuar nas próximas horas, com risco alto de alagamentos e enxurradas no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. A previsão é que a partir da tarde desta sexta-feira, dia 17, a formação de temporais isolados possa provocar raios, rajadas de vento e até granizo. Os efeitos devem ser mais intensos entre os Planaltos e Litoral, aumentando o risco de destelhamentos e danos à rede elétrica.

Com a diminuição da intensidade das chuvas durante a noite de sexta-feira, as condições climáticas devem melhorar em todo o Litoral, mas o alerta permanece para os próximos dias.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações do Oeste Mais
Fotos
Comentários