Após o adiamento por conta do calor intenso, começa, nesta quinta-feira (13), o calendário letivo de 2025 na rede estadual do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria da Educação do RS (Seduc), o número de matrículas nas instituições da rede já está em torno de 700 mil, semelhante ao do ano passado, quando foram contabilizados 713 mil alunos matriculados.
A expectativa do governo estadual é de que haja manutenção no número de estudantes, mesmo com todos os obstáculos enfrentados nos últimos meses por conta da enchente de maio de 2024. O período de efetivação de matrículas segue em andamento.
— O número tem reduzido, até pela questão demográfica. Mas, mesmo com essa redução, nossa expectativa é fechar em 700 mil alunos. É uma manutenção muito boa — afirma a secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira.
Nesta semana, as escolas começaram a receber os uniformes escolares para os estudantes. Em Porto Alegre, a entrega dos uniformes será a partir da próxima segunda-feira (20).
A iniciativa prevê investimento de cerca de R$ 208 milhões do governo estadual para a confecção e distribuição de 7 milhões de peças, que serão entregues nas 2,3 mil instituições de ensino da rede até o final de março.