O desemprego voltou a mostrar retração entre jovens no Rio Grande do Sul. No quarto trimestre de 2024, a taxa de desocupação na população com idade de 18 a 24 anos caiu para 9,1% no Estado. Trata-se do menor nível para esse grupo em um 4º trimestre desde 2012, quando ficou em 8,8%.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Demanda aquecida por trabalhadores e diminuição da população nessa faixa de idade nos últimos anos estão no centro desse movimento, segundo especialistas.
A taxa de desocupação mostra o total de pessoas desocupadas dentro da força de trabalho. No quarto trimestre de 2024, o Rio Grande do Sul contava com 70 mil pessoas com idade de 18 a 24 anos desempregadas — 26 mil a menos do que o total observado no 4º trimestre de 2023. Historicamente essa faixa de idade costuma enfrentar maior dificuldade de inserção no mercado por causa de pouca idade, falta de experiência e menos qualificação para alguns postos.
Além de emplacar o segundo menor percentual para um quarto trimestre na série histórica, a taxa de desemprego dessa turma está bem abaixo dos valores observados em um passado recente. Por exemplo, no quarto trimestre de 2019, no pré-pandemia, a taxa ficou em 15,7% .