O caixão do papa Francisco, que faleceu na segunda-feira aos 88 anos, será trasladado na quarta-feira (22) às 9h (4h de Brasília) para a basílica de São Pedro do Vaticano, onde os fiéis poderão se despedir do pontífice, anunciou a Santa Sé.
O corpo está atualmente na capela da residência de Santa Marta, onde o primeiro pontífice latino-americano da história faleceu na manhã de segunda-feira.
Segundo o Vaticano, o funeral foi marcado para o próximo sábado. A missa fúnebre será celebrada às 10h (5h de Brasília) na praça vaticana de São Pedro, localizada diante da basílica de mesmo nome e onde o jesuíta argentino fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa.
Primeiras fotos mostram papa Francisco em caixão simples de madeira
O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as primeiras imagens do papa no caixão. As fotos registram o rito de declaração de morte, realizado na Casa de Santa Marta, na manhã de segunda-feira (21).
O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, aparece abençoando o corpo durante o rito. Também está presente o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Nas fotos, o papa aparece deitado em um caixão simples de madeira. O caixão está aberto, conforme previsto pelo protocolo litúrgico. Francisco usa vestes brancas e vermelhas, tem as mãos juntas sobre a barriga e segura um terço.
O próprio Francisco determinou que o seu caixão fosse mais simples. Antes, a tradição era que o papa fosse colocado em três caixões, feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Agora, a urna terá apenas uma estrutura de madeira revestida por zinco.