A Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, deu início neste mês de dezembro ao Programa Municipal de Atendimento a Migrantes, reforçando o compromisso do município com a inclusão social e o acolhimento humanizado de pessoas em situação de migração.
O programa foi estruturado com uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e educador social, responsável por oferecer suporte integral em áreas como documentação, moradia, trabalho, educação e integração comunitária. A iniciativa busca garantir condições dignas de permanência e desenvolvimento para os migrantes que chegam ao município, muitas vezes em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a secretária municipal da Assistência Social e Habitação, Helenice Derkoski Dalla Nora, o programa representa um avanço importante na rede de proteção social de Frederico Westphalen.
No mês de julho Frederico Westphalen foi um dos 28 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber recursos emergenciais destinados ao atendimento de migrantes em situação de vulnerabilidade. O repasse, no valor de R$ 475.200,00, foi publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Com o novo programa, Frederico Westphalen dá um passo significativo na consolidação de políticas públicas inclusivas, tornando-se referência regional no acolhimento, integração e proteção de migrantes.
A iniciativa integra o conjunto de ações do município voltadas ao fortalecimento da rede de assistência social e reafirma o papel de Frederico Westphalen como uma cidade acolhedora, solidária e comprometida com os direitos humanos.
Frederico Westphalen lança Programa Municipal de Atendimento a Migrantes
No mês de julho FW foi um dos 28 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber recursos emergenciais destinados ao atendimento de migrantes em situação de vulnerabilidade
Publicado em 02 de dezembro de 2025
Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Comentários
Últimas Notícias
Direto do estúdio
Comissão aprova proposta de recolocação de município e estado nas placas dos carros
Publicado em 17 de abril de 2026
Esporte
Com tradição e títulos, GEC representará Frederico Westphalen na Copa Amzop 2026
Publicado em 17 de abril de 2026
Geral
Cotrifred promove reunião técnica com a Pioneer Sementes e reforça planejamento para a safra 2026
Publicado em 17 de abril de 2026
Geral
Governo federal propõe salário mínimo de R$ 1.717 para 2027
Publicado em 16 de abril de 2026
Geral
Brigada Militar esclarece diferenças entre veículos Autopropelidos e Ciclomotores e intensifica fiscalização
Publicado em 16 de abril de 2026
Educação
SMEC realiza parada pedagógica e formação do programa Aprende Brasil
Publicado em 16 de abril de 2026
Geral
Frigorífico de FW tem novos donos
Publicado em 15 de abril de 2026
Geral
Câmara de Frederico Westphalen inicia sistema digital nas sessões
Publicado em 15 de abril de 2026
Geral
Cooperados da Cresol Raiz são contemplados no primeiro sorteio da Cooperar é Ganhar
Publicado em 15 de abril de 2026
Segurança
Brigada Militar capacita efetivo do 37º BPM para atendimento de ocorrências de alta complexidade
Publicado em 15 de abril de 2026