A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Frederico Westphalen retoma as atividades da rede municipal de ensino após o recesso escolar com uma programação especial de formações pedagógicas ao longo do mês de agosto. A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação contínua dos profissionais da educação, fortalecer as práticas pedagógicas e preparar as equipes para o segundo semestre letivo.
A agenda contempla encontros voltados aos professores, monitores, equipes diretivas e demais profissionais da rede municipal, abordando temas relacionados à educação antirracista, inclusão, saúde emocional dos educadores e planejamento pedagógico.
As atividades iniciam nesta segunda-feira, dia 3 de agosto. A partir das 13h30, no Auditório do Roncalli, será realizada a formação continuada "Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Antirracista", ministrada pela formadora Ana Rita Martins Molina.
Ainda nesta segunda-feira, às 19 horas, acontece a palestra "Eu Enxergo os Sinais", com a palestrante Michele Taís Dumke Kufner, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), no Salão de Atos da URI, abordando a importância da identificação de sinais e da atenção às situações que envolvem crianças e adolescentes.
A programação prossegue na terça-feira, dia 4 de agosto, às 19 horas, no Auditório do Roncalli, com a palestra "Quem Cuida de Quem Ensina? Autoconhecimento e Equilíbrio Emocional na Docência", ministrada pela formadora Iara Penkal.
No dia 13 de agosto, às 13h30, na APAE, será promovida uma formação específica para os monitores da rede municipal, conduzida pela equipe do TEACOLHE.
Também no dia 13, pela manhã e à tarde, as escolas realizarão reuniões internas para a elaboração e atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP), documento que orienta as ações pedagógicas de cada instituição de ensino.
Conforme a Secretária da Educação e Cultura, Maristela Piovesan Freitas, as formações fazem parte do calendário permanente de capacitação da rede municipal e reforçam o compromisso com a valorização dos profissionais e a melhoria contínua da qualidade da educação oferecida aos estudantes.
SMEC retoma atividades após o recesso escolar com agenda de formações para os profissionais da educação
A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação contínua dos profissionais da educação
Publicado em 03 de agosto de 2026
Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Comentários
Últimas Notícias
Policial
Ação policial apreende fuzis e outras armas no interior de Coronel Bicaco
Publicado em 18 de setembro de 2026
Frederico Westphalen
Corsan amplia estrutura de abastecimento de água no bairro Vilinha
Publicado em 18 de setembro de 2026
Economia
Bolsa Família terá reajuste de 15% e valor mínimo passa para R$ 691 a partir de outubro
Publicado em 18 de setembro de 2026
Tempo
INMET emite alerta de tempestade para a região de Frederico Westphalen nesta sexta-feira
Publicado em 18 de setembro de 2026
Trânsito
CNHs vencidas desde junho têm prazo de renovação prorrogado
Publicado em 17 de setembro de 2026
Policial
PRF apreende 158 quilos de maconha e recupera carro clonado na BR-386 em Sarandi
Publicado em 17 de setembro de 2026
Frederico Westphalen
Frederico Westphalen lança oficialmente a 41ª Feira do Livro
Publicado em 17 de setembro de 2026
Policial
Homem é preso suspeito de tentativa de feminicídio em Erval Seco
Publicado em 16 de setembro de 2026
Policial
Julgamento das penas dos condenados pela Boate Kiss é suspenso no STJ
Publicado em 16 de setembro de 2026
Geral
Paulinho Dill e Maninho Antunes deixam a Banda G10
Publicado em 16 de setembro de 2026