Serviços de saúde devem ficar atentos a possíveis casos de meningite
Publicado em 23 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
A Secretaria Estadual da Saúde faz neste momento um alerta aos profissionais de saúde que atuam em emergências pediátricas e demais serviços para que estejam atentos a possíveis casos de meningite.

Os principais sintomas da doença são: febre alta de início repentino; dor de cabeça; vômitos, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano, é importante também observar a moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação, choro agudo e persistente e rigidez corporal, com ou sem convulsões.

Este ano, no Rio Grande do Sul, já foram registrados 59 casos e nove óbitos por meningite do tipo meningocócica. O maior número de casos se concentra em Porto Alegre e Canoas. Nesta segunda-feira, teve início a Semana de Multivacinação dos Adolescentes, com o objetivo de atualizar a situação vacinal deste público. Uma das vacinas ofertadas é justamente a Meningocócica C, que protege contra um dos tipos de meningite bacteriana.

Neste período também estão sendo disponibilizadas as vacinas contra HPV, Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações SES
Fotos
Comentários