Seminários orientam aquisição e uso de produtos da agricultura familiar
Publicado em 10 de maio de 2018
Compartilhar
A- A A+
Viabilizar a aproximação das Escolas e Secretarias Municipais de Educação dos produtores rurais para a compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Este é o objetivo de uma série de seminários que a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em parceria com a Emater/RS estão realizando em municípios Polos da região. Os eventos reúnem diretores e agentes financeiros das escolas estaduais, secretários e departamento de nutrição das Secretarias Municipais de Educação, agricultores cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e agricultores interessados em fazer o cadastro no Programa. Em Frederico Westphalen, o evento ocorreu na terça-feira, 8, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Nadir Buzatto e o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, falaram na abertura do evento. Eles abordaram o trabalho em parceria entre produtores e escolas e a importância dos alimentos oriundos da agricultura familiar para uma merenda escolar saudável aos estudantes.

O técnico em desenvolvimento rural, Marcos Pandolfo e a coordenadora Márcia Faccin da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, de Frederico Westphalen coordenaram o evento. Houve o esclarecimento de dúvidas com relação ao cumprimento da Lei, capacitação dos envolvidos nas unidades escolares e dos agricultores e a apresentação de experiências de venda para a merenda escolar. Na ocasião, cooperativas e associações falaram sobre sua produção.

Pela Lei nº 11.947/2009, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda escolar devem ser adquiridos com dispensa de licitação no processo de Chamada Pública. “Durante os seminários os gestores escolares tomam maior conhecimento dos produtos produzidos na região para compra e inclusão nos cardápios escolares”, afirma a assessora da 20ª CRE, Eliana Signori.

Conforme a nutricionista da 20ªCRE, Camila Zanchi, praticamente todas as escolas estaduais da região procuram cumprir a Lei e buscam a ampliação para além dos 30% na aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar.

A iniciativa da 20ª CRE em conjunto com a Emater/RS conta com o apoio dos STRs. O primeiro seminário ocorreu em Palmeira das Missões ainda, no mês de dezembro de 2017, o segundo na última terça-feira, 8, em Frederico Westphalen e o próximo ocorrerá em Planalto, na quinta-feira, 10 de maio.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários