Audiência Pública sobre a “Rua dos Arcos” é realizada
Projeto sobre a revitalização no trecho da rua Maurício Cardoso foi apresentado à comunidade
Publicado em 27 de junho de 2018
Compartilhar
A- A A+
Na noite de sexta-feira, 22, foi realizada uma Audiência Pública para apresentar a comunidade o projeto de revitalização da Rua Maurício Cardoso, no trecho conhecido como “Rua dos Arcos”. Este trabalho foi realizado durante um ano e meio, em parceria por membros da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, além de professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW.

O objetivo do encontro também foi ouvir a comunidade sobre possíveis alterações ou adaptações ao projeto. Orçado inicialmente em cerca de R$ 700 mil, a obra, de acordo com o Secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, Alexandre Martinazzo, deverá diminuir, afinal, como será realizada uma licitação para a execução da obra, este valor deverá cair devido a concorrência das empresas.

Já o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, ressaltou que o objetivo é utilizar o um local para os eventos promovidos pela Administração Municipal. “O objetivo central da revitalização da rua dos arcos e também dos eventos que promovemos, não é para satisfação própria, mas para fomentar o comércio local. Para que os lojistas vendam mais, gerem mais empregos e movimentem o setor”, explicou o chefe do Executivo.

O projeto de revitalização do trecho traz como principal alteração, a mudança de foco da rua. Ou seja, neste caso, o espaço para pedestres será priorizado, enquanto o espaços destinados aos carros, passarão a ser menores. A intenção é que, com as calçadas as ampliadas – para seis metros de largura cada, deixando o espaço para trânsito de veículos em 5,60 metros –, o espaço para tráfego de veículos será diminuído e permitido a passagem de automóveis em apenas um sentido, além de também ser implementado o estacionamento paralelo – com 14 vagas, sendo duas para carga e descarga – em apenas um dos lados da rua.

O projeto original também prevê o aumento no número de arcos e a reposição das duas estruturas que caíram. Cada arco tem a previsão de ser iluminado com fitas de led. Além disso, um dos objetivos é instalar em cada arco uma espécie de totem contendo informações e fotografias sobre a história de Frederico Westphalen – tendo em vista que a Rua dos Arcos é considerada por lei a rua da cultura.

As mudanças na rua dos arcos ainda contam com a instalação de mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e floreiras em cada arco, tornando o espaço mais agradável e convidativo para os pedestres. A ideia ainda prevê, a possibilidade de bares e restaurantes poderem utilizar parte das calçadas para alocar mesas e cadeiras e tornar a rua dos arcos um espaço cultural.

Durante a audiência pública, ficou acertada a realização de uma nova audiência, em data ainda a ser marcada, para novamente ser apresentado o projeto, com as sugestões incluídas, e buscando maior participação dos lojistas da rua dos arcos. A participação da população nas Audiências Públicas é de fundamental importância, tendo em vista que estes são os momentos em que o cidadão pode sugerir, questionar e auxiliar o município no seu desenvolvimento.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários