Mais de 140 casas registraram estragos por causa da chuva no RS, diz Defesa Civil
Número de cidades atingidas por temporal subiu para 14 no estado. Corpo de Bombeiros afirma que outras 100 casas foram destelhadas em Lago Vermelha, na Região Norte.
Publicado em 02 de outubro de 2018
Compartilhar
A- A A+
O temporal que vem atingindo parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias já causou estragos em 146 casas, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil no fim da manhã desta terça (2). Já são 14 cidades atingidas no estado, duas a mais em relação ao levantamento anterior.

Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, 94 residências foram parcialmente destelhadas. Houve queda de árvores e a rede elétrica foi afetada. Lonas e telhas foram distribuídas às famílias. No Sul do estado, Pelotas teve 40 residências e uma escola destelhadas. Também houve queda de árvores e postes da rede elétrica. Em Pedro Osório, seis pessoas ficaram desalojadas (tiveram de sair de casa, e foram acolhidas por amigos ou familiares).

Em Santo Antônio das Missões, no Noroeste do estado, produtores rurais enterraram nesta terça 18 vacas que morreram após temporal. Ventos intensos na madrugada de domingo (30) derrubaram postes de luz na propriedade. Os agricultores acreditam que o prejuízo deve chegar a R$ 40 mil.

Mais 100 casas atingidas em Lagoa Vermelha

Embora o boletim da Defesa Civil ainda não aponte, de acordo com o Corpo de Bombeiros, em Lagoa Vermelha, no Norte, outras cem casas ficaram destelhadas pelo temporal do começo da tarde de segunda, que durou apenas 15 minutos. As rajadas de vento chegaram a 113 km/h na cidade.

Desde a manhã desta terça, bombeiros auxiliam no corte de árvores condenadas, distribuem lonas à população e auxiliam no reparo das coberturas das casas. O secretário de Obras do município, Admilson da Silva, disse que o cadastramento para reforma das residências começa ainda na terça. Funcionários da assistência social avaliarão quem tem direito ao recebimento dos materiais.

Sobe número de pontos sem luz

De acordo com as assessorias de imprensa das concessionárias de energia elétrica que atuam no estado, 30,5 mil clientes estão sem luz nesta terça-feira, conforme atualização feita por volta das 12h. Anteriormente, o número era 29 mil.

São 12 mil na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 12,1 mil na da RGE Sul e outros 6,4 mil na da RGE.

Conforme a assessoria da RGE e RGE Sul, o número subiu porque 3,8 mil clientes da RGE Sul e 2,6 mil clientes da RGE ficaram sem energia elétrica nesta terça por causa da continuidade do mau tempo.

Estragos nas 14 cidades

Camargo: chuva e ventos fortes, granizo, quedas de árvores e postes da rede elétrica parcialmente afetados.
Capão do Leão: 40 residências e uma escola parcialmente destelhadas, queda de árvores e postes da rede elétrica.
Cruzaltense: chuva com granizo.
Frederico Westphalen: chuva intensa sem vento e pouco granizo sem relatos de danos significativos.
Passo Fundo: chuva e vento com queda de árvores.
Pedro Osório: residências parcialmente destelhadas, queda de árvores. Quatro adultos e duas crianças estão desalojadas.
Pelotas: 12 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, bloqueio de vias, queda de postes da rede elétrica e falta de água, afetando alguns bairros da cidade.
Porto Alegre: queda de árvores sem registro de danos decorrentes.
Santana da Boa Vista: chuva intensa, vento forte, granizo e danificação em estradas, sem maior gravidade.
Santo Antonio do Planalto: chuva com vento forte sem registro de danos.
São Lourenço do Sul: queda de árvores sem registro de danos.
Soledade: chuva com vento e granizo sem registro de danos.
Vacaria: 94 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, rede elétrica parcialmente afetada. Houve a distribuição lonas e telhas.
Vila Maria: chuva com vento e granizo sem registro de danos.

Alerta e previsão do tempo

A faixa Norte do Rio Grande do Sul segue com alerta de temporal nesta terça-feira. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos do Clima afirma que a chuva pode ser forte e vir acompanhada de com raios e granizo.

Nas manhã desta terça, onde choveu, foi fraco. As temperaturas baixaram. Fez apenas 7°C logo cedo em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul.

A frente está avançando para o oceano, mas ainda pode causar pancadas de chuva entre o Leste e o Noroeste. Entre o Sul e o Oeste, o tempo vai abrir aos poucos devido ao avanço de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante sul.

Na quarta-feira (3), a massa de ar seco toma conta de toda a metade sul e o sol predomina. Mais ao Norte do estado, as instabilidades ainda predominam com previsão de chuva isolada. Na quinta (4), o tempo fica firme em todo o estado e as temperaturas caem mais.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações G1RS
Fotos
Comentários