Divulgado edital com mudanças no Fies
Programa oferece 100 mil vagas no primeiro semestre deste ano\r\n\r\n
Publicado em 10 de janeiro de 2019
Compartilhar
A- A A+
Com oferta de 100 mil vagas no 1° semestre de 2019, o programa federal de financiamento estudantil Fies manterá, neste ano, a mesma essência do ano passado. O edital do programa para a primeira metade de 2019 traz apenas uma mudança na modalidade P-Fies, que usa funding dos bancos privados e que teve pouca contratação no último ano.

Com inscrições abertas a partir de 5 de fevereiro, mês que vem, o Fies deste ano oferece as mesmas 100 mil vagas do ano passado na modalidade que usa recursos públicos. A diferença agora é que a totalidade dessas vagas será disponibilizada já neste semestre.

O edital deste ano mantém as principais regras para adesão de estudantes ao Fies. Na modalidade com recursos públicos, o aluno deve ter renda familiar de até três salários mínimos, nota do Enem superior a 450 pontos, e não ter tirado zero na Redação.

No P-Fies, modalidade que usa recursos de instituições financeiras privadas, em vez de a nota do Enem ser usada para criar uma ordem de classificação dos alunos, agora prevalece a ordem de inscrição. Ou seja, o aluno que se inscreve primeiro, obtém a vaga para contratar financiamento junto ao banco privado.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, das 210 mil vagas prometidas em 2018, nessa modalidade, só foram efetivados 500 contratos.

Fonte: Correio do Povo
Fotos
Comentários