Prefeito de FW representa o RS no 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Vencedor estadual da categoria Inovação e Sustentabilidade, Panosso foi finalista da etapa nacional
Publicado em 06 de junho de 2019
Compartilhar
A- A A+
O gestor de Frederico Westphalen Jos Alberto Panosso participou da etapa nacional da 10 edio do Prmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nesta quarta-feira, 5, em Braslia. Com o projeto Fertirrigao do Solo por meio de Sistema de Canalizao por Gravidade, Panosso representou o Rio Grande do Sul como finalista da categoria Inovao e Sustentabilidade.

Panosso esteve com a comitiva do RS, composta por 7 prefeitos, onde recebeu o ttulo de finalista nacional do Prmio Sebrae Prefeito Empreendedor, do presidente do Sebrae, Carlos Melles. No total, foram 160 finalistas, das cinco regies do pas, concorrendo ao prmio em oito categorias. O prmio que reconhece e valoriza prefeitos que criam condies favorveis s micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais, impactando no desenvolvimento municipal, homenageou nesta edio, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que tambm foi prefeito de Belo Horizonte.

Durante o evento, o projeto de FW, Fertirrigao do Solo por meio de Sistema de Canalizao por Gravidade, foi destaque nacional em sua categoria. Segundo o prefeito Jos Alberto Panosso, este prmio um reconhecimento do trabalho da Administrao Municipal. Fico muito honrado em fazer parte deste grupo seleto de gestores que fazem a diferena e de receber o ttulo de finalista nacional, ficando entre os 20 melhores projetos na categoria Inovao e Sustentabilidade deste importante prmio. Mas me orgulho, principalmente, por conseguirmos mudar a realidade do interior de FW com esta ao", frisou.

O projeto

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a produtividade de pequenos negcios no campo, e reduzir custos com a destinao dos dejetos de sunos produzidos em grandes empreendimentos do municpio. Com isso, o principal desafio da Administrao Municipal foi desenvolver um sistema socialmente desejvel, tcnica e economicamente possvel e ambientalmente seguro.

Em sua primeira etapa, 127 granjas foram beneficiadas. Com a implantao do projeto de Fertirrigao, houve um aumento da diversificao de 30% na matriz produtiva, reduo de 40% no custo da produo com a utilizao da adubao orgnica e incremento de at 60% das propriedades rurais beneficiadas.

O gestor de Frederico Westphalen, destacou ainda que foi possvel constatar que a inovao do processo de destinao dos resduos de sunos para a fertirrigao atravs de dutos utilizando a gravidade economicamente vivel, gera ganhos de produtividade, melhoria de eficincia para o crescimento e desenvolvimento das propriedades. Temos a convico de que o resduo de um sistema pode constituir-se em insumo potencial para outro sistema produtivo, tornando a cadeia sustentvel e rentvel, finalizou.
Fonte: Ascom/FW
Fotos
Comentários