Voltar
Encerramento do projeto “Gestando conhecimento, nascendo amor” é realizado
Sexta, 12 de Julho de 2019 às 09:36
Com o objetivo de passar informações para as futuras mamães, o projeto “Gestando conhecimento, nascendo amor” foi iniciado em março deste ano no Posto de Saúde do bairro Aparecida. Nesta quarta-feira, 10, foi realizado o encerramento semestral da ação, que atendeu, ao todo, cerca de 40 gestantes.

A atividade ocorreu no salão paroquial da Capela do bairro Aparecida e contou com uma palestra sobre cuidados gestacionais, entre outras ações. De acordo com a enfermeira Léa Tomschke, o projeto foi desenvolvido em conjunto com o estudante de enfermagem Ismael Broc, com o intuito de orientar as gestantes sobre cuidados e prevenções.

– O Gestando conhecimento, nascendo amor surgiu da necessidade de criar um grupo de gestantes em um bairro como o Aparecida, onde as futuras mães, em sua maioria, trabalham, então não tinham muito tempo para os encontros. Dessa forma, marcamos reuniões mensais, onde repassamos informações para as participantes, com o objetivo delas se auto conhecerem e entenderem seus corpos, para que assim se sintam mais seguras na hora do parto – afirma.

Além dos encontros com conteúdos teóricos sobre o período de gestação, fases do trabalho de parto, possíveis complicações, exames necessários, dicas sobre o que levar para a maternidade e o que acontece na hora do parto, também foram realizados encontros práticos. As gestantes participantes visitaram as instalações do Hospital Divina Providência (HDP) e puderam conhecer a sala de parto e pré-parto e entender como funciona a internação. Uma vista também foi realizada no laboratório de enfermagem da URI-FW, com explicações sobre os estágios do trabalho de parto.

Um novo grupo de gestantes será formado neste segundo semestre. Interessadas em participar dos encontros, que moram na área de abrangência da ESF IV do bairro Aparecida, podem entrar em contato diretamente no Posto ou pelo número 3744-2240.
Ascom/FW
Imagens
Comentários