Uso de Coronavac é autorizado para crianças de 6 a 17 anos
Publicado em 20 de janeiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da Coronavac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. O pedido do Instituto Butantan pleiteava o uso a partir dos 3 anos, mas a reguladora limitou a extensão tendo como base os resultados preliminares dos estudos clínicos apresentados para nortear a autorização. 

A decisão foi unânime, tomada pela diretoria colegiada da reguladora, visto que a vacina não possui registro definitivo, cabendo aos diretores deliberarem sobre o tema. A indicação da Anvisa prevê que a dose para crianças seja a mesma destinada a adultos: 600 SU do antígeno do vírus inativado em 0,5 ml. O intervalo entre as aplicações deverá ser entre 2 a 4 semanas.

A autorização vem pouco mais de um mês após o segundo pedido, feito em 15 de dezembro de 2021 pelo Instituto Butantan, responsável pela Coronavac. O primeiro processo foi apresentado em julho de 2021 e, em agosto, a agência decidiu por não aprovar a extensão do uso da vacina, considerando que, à época, não havia dados suficientes para sustentar o aval da reguladora.

Somente com a apresentação de dados de estudos de fase 3 é que a Anvisa pretende poder ampliar a faixa etária contemplada com a Coronavac, ponderou Meiruze. "A chave para proteger as crianças que não são elegíveis à vacinação é garantir que todos ao seu redor sejam vacinados e reforçados", alertou a diretora.

Fonte: *Com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários