No primeiro semestre de 2023, o faturamento do segmento de franquias cresceu em 15% na comparação com o mesmo período de 2022.O setor atingiu R$ 105,1 bilhões até junho, frente R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre do ano passado.Os dados são da Brain Inteligência Estratégica.
O segundo trimestre deste ano foi o oitavo consecutivo de crescimento no setor, sendo destaque as franquias de hotelaria e turismo, alimentação, moda e saúde e bem-estar, todas com crescimento acima de 10%.
Em relação à quantidade de redes, houve crescimento de 7% no último ano, de 2021 para 2022, e o número de unidades cresceu em 8%. Em 2022, a quantidade média de unidades por rede de franquia foi de 60%, apenas 1% maior do que no ano anterior.
O faturamento médio teve aumento em todos os segmentos, quando comparados ao mesmo período de 2022, com destaque para os setores de Saúde (21%), Moda (15,9%), Alimentação e Educação (14,8%). O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar já alcançou 54% do faturamento total de 2022 apenas no primeiro semestre de 2023. Outro destaque da pesquisa foram os segmentos de Alimentação e Educação com 51% do faturamento total de 22 até junho de 2023.
A estimativa é de que o ano feche com crescimento de até 12% para o setor de franquias, com aumento no número de operações em 10% e alta de 10% nos empregos e de 4% no volume de redes no setor.