Terça-feira será de tempo instável no RS; Inmet alerta para risco de temporal no Estado
O dia terá muita nebulosidade e chuva entre moderada e forte
Publicado em 27 de fevereiro de 2024
Compartilhar
A- A A+

A terça-feira (27) será marcada por tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. A presença da baixa pressão atmosférica sobre o território gaúcho, somada à circulação de vento, favorece a formação de nuvens carregadas. Desta forma, o dia terá muita nebulosidade e chuva moderada, por vezes forte, em todas as regiões.

Nas regiões Central, Norte e Metropolitana a chuva será expressiva, com intensidade forte. Não se descarta a ocorrência de temporais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, válido até as 21h desta terça-feira, para o risco de tempestade no Rio Grande do Sul. O comunicado contempla todo o território gaúcho, com chuva de até 100 milímetros, vento que pode ultrapassar os 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos.

A maior intensidade de chuva está prevista para municípios da Região Central, como Vila Nova do Sul e Tupanciretã, com 60 milímetros, o que equivale a 44% da média esperada para o mês de fevereiro. Em Porto Alegre, são esperados 48mm, o que equivale a 35% da expectativa para esta época do ano.

A temperatura mínima do Estado ocorrerá em Pedras Altas, no Sul: 15ºC. Já a máxima deve ser registrada em dois municípios do norte gaúcho, Novo Tiradentes e Vicente Dutra: 31ºC. Na Capital, a variação térmica será de 23ºC a 27ºC.

Na quarta-feira (28), a chuva continua na Fronteira Oeste, na Serra e no Norte, devido à circulação de vento e a entrada de umidade nestas regiões. Na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, na Região Central e no Litoral, o sol é mais frequente e as pancadas de chuva serão isoladas.

A mínima na quarta-feira será registrada, novamente, pelos termômetros de Pedras Altas, no Sul: 14ºC. A máxima, mais uma vez, ocorre em Novo Tiradentes, no Norte: 33ºC. Na Capital, a amplitude térmica será de 22ºC a 29ºC.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários