As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já causaram a morte de ao menos 151 pessoas, segundo dados da Defesa Civil estadual desta quinta-feira (16). Os óbitos ocorreram em 47 municípios de 10 regiões do Estado. As autoridades ainda não conseguiram identificar 25 pessoas que morreram na crise climática.
A Serra é a região onde mais ocorreram mortes: 40 – ou 26,3% do total –, seguida do Vale do Taquari (35) e Região Metropolitana (33). Canoas, na Região Metropolitana, é o município com mais óbitos confirmados: 19; destes, 11 ainda não têm identificação oficial. Quatro pessoas morreram em Porto Alegre. As regiões com menos óbitos são Vale do Caí (3), Carbonífera (2) e Norte (2); veja abaixo a lista completa.
As histórias de parte dessas vítimas podem ser conhecidas em um perfil organizado por GZH com base em dados oficiais e conversas com as famílias.
O número de óbitos tende a aumentar nos próximos dias, pois há ao menos 104 pessoas desaparecidas no Estado, segundo a Defesa Civil.