Com alerta da Defesa Civil, chuva deve marcar início e final da semana no RS
Quarta, quinta e sexta-feira devem ser de tempo firme na maior parte do Estado
Publicado em 27 de maio de 2024
Compartilhar
A- A A+

A semana começa com chuva em todo o Rio Grande do Sul. Em alguns municípios, os volumes podem chegar a 60 milímetros em dois dias. A partir de terça-feira (28), a condição começa a perder intensidade e, na quarta (29), o sol volta a brilhar em todas as regiões. O tempo firme deve persistir até sábado (1°), quando uma nova frente fria chega ao Estado.

— Áreas de instabilidade se formando em diferentes níveis da atmosfera dão origem a uma baixa pressão na costa, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por isso, a condição deve ser mais intensa na metade leste do Estado — explica Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.

Na segunda-feira (27), há chance de chuva a qualquer hora do dia na Campanha, Sul, Região Metropolitana, Centro, Região dos Vales, Serra, Norte e Litoral Norte. Nestes locais, a chuva pode ser mais forte e há risco de temporais. A Defesa Civil do RS emitiu um alerta, válido das 2h às 11h de segunda-feira, para chuva e vento forte nessas regiões. Já na Região das Missões, há chance de garoa. Na Fronteira Oeste, não há previsão de chuva.

O alerta da Defesa Civil chama atenção para a possibilidade de alguns municípios registrarem chuva volumosa. Segundo a Climatempo, em Tramandaí, no Litoral Norte, e em Rio Grande, no Sul, a previsão é de 50mm de chuva em 24 horas. Em Porto Alegre, na Região Metropolitana, e Bom Jesus, na Serra, pode chover até 40mm. Passo Fundo, no Norte, e Estrela, no Vale do Taquari, podem registrar até 25mm.

— A condição de chuva começa a diminuir na terça-feira. As áreas mais litorâneas continuam com o tempo nublado e chuvoso. Já os municípios no Centro, Campanha, Norte e Serra devem registrar pouca chuva. Os volumes já vão reduzir bastante. Na Fronteira Oeste e na Região das Missões, o tempo fica firme — acrescenta Patrícia.

Em Porto Alegre, a previsão é de 5mm durante a terça-feira. Somando o volume previsto para o segunda-feira, a Capital deve registrar 39% do que costuma chover em todo o mês de maio em dois dias. Em Rio Grande, deve chover 10mm na terça, totalizando 60mm em 48 horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade habitual de chuva em maio para a cidade é de 112mm. Estrela pode registrar 5mm.

A partir de quarta-feira, o tempo começa a abrir em todo o Estado. No Litoral Norte, ainda há chance de chuva. Nas outras regiões gaúchas, a previsão é de tempo firme e temperatura baixa. Na quinta-feira (30), a condição é parecida: aberturas de sol e mínimas próximas dos 10°C, com chance de geada na Serra.

— A influência do ar frio seguirá a semana inteira, então a temperatura continuará baixa em todo o Estado. A temperatura fica mais alta do que no final de semana, mas ainda não dá para considerar um aumento significativo — pontua a meteorologista. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 12°C e 19°C na quinta-feira. A mínima do dia deve ser registrada em Vacaria: 3°C.

Na sexta-feira (31), o tempo continuará firme em todo o Rio Grande do Sul. No sábado, outra frente fria começa a atuar sob o Estado, trazendo chuva para a Metade Sul. No domingo (2), o sistema avança e a Metade Norte também pode registrar chuva. Segundo a Climatempo, ainda não há previsão para grandes volumes ou temporais.

 

 

Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Fotos
Comentários