O Rio Grande do Sul deve enfrentar um aumento das instabilidades nas regiões Noroeste, Norte, Serra e Vales, com risco de temporais pontuais, nesta quarta-feira (25), segundo a Climatempo.
Esse cenário é provocado pela formação de um ciclone extratropical no oceano próximo à costa da Região Sul, cuja frente fria associada deve trazer chuvas intensas e tempestades para algumas áreas.
Já nas regiões Central e Sul do estado, a previsão é de apenas garoa, enquanto na Campanha, Oeste e Missões o tempo deve permanecer sem chuva, embora com muitas nuvens.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para chuvas intensas e tempestades nas regiões Serrana, Noroeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo nessas áreas.
Temperatura
O deslocamento da frente fria em direção à Região Sudeste será seguido por uma massa de ar frio, que avançará sobre o estado, mantendo as temperaturas mais baixas.
Nos municípios de Caçapava do Sul, localizada no Centro do estado, Pinheiro Machado, na Região Sul, e São José dos Ausentes, na Serra, a mínima prevista é de apenas 3ºC, com a máxima não ultrapassando os 10ºC, segundo a Climatempo.