Com o avanço de uma massa de ar polar vinda da Argentina, o final de semana dos gaúchos deve ser frio e chuvoso. O fenômeno abre a possibilidade de neve em municípios como São José dos Ausentes e Bom Jesus, na região mais alta da serra gaúcha, e derruba as mínimas previstas em quase todo o território do RS para abaixo dos 10ºC.
Conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, temperatura negativa pode ser registrada no sábado em algumas áreas do sul e do centro do RS.
Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (4) apontaram declínio severo da temperatura no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira (5) e o próximo domingo (7). O instituto alertou que durante o final de semana os termômetros devem registrar mínimas com ao menos 5ºC abaixo das registradas nesta quinta, especialmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nas mesmas regiões, há possibilidade de geada, com mínimas que variam entre 2ºC e 7ºC durante a manhã desta sexta-feira.
Conforme a Climatempo, a queda na temperatura pode apresentar condições para neve nos municípios mais altos da Serra. Apesar disso, a meteorologista Josélia Pegorim pondera que possibilidade é “baixa”, com chance maior de “chuva congelada” – fenômeno em que um floco de neve derrete ao deixar a nuvem e volta a congelar no contato com o solo.
— A combinação de chuva, excesso de nuvens, sem sol ou com pouco sol, e a entrada de ar frio de origem polar vão dificultar muito a elevação da temperatura. O Rio Grande do Sul vai ficar sob influência de ar polar por vários dias e a sensação de frio será grande — salientou a meteorologista da Climatempo.
A chuva deve ser mais intensa entre sexta e sábado, especialmente em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana, Norte e Serra. Com mínima de 7ºC e máxima de 11ºC, no sábado a Capital ainda pode registrar a temperatura máxima mais baixa do ano, quebrando o recorde atual de 12,8ºC em 30 de junho.