As disputas eleitorais por prefeituras gaúchas têm ocorrido de forma mais “tranquila”, segundo analisa o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Barra do Rio Azul. Para Marcelo Arruda (PRD), a campanha deve se intensificar a partir da próxima semana nos municípios.
“Até o presente momento, observamos que o processo eleitoral está calmo. Há uma expectativa que depois do dia 20 comece a acirrar um pouco os ânimos. Claro que um pouco da polarização nacional reflete nos municípios”, analisa o prefeito, que está em segundo mandato e não pode ir à reeleição.
“Por enquanto, ainda está uma eleição calma. Observamos que depois do dia 20 vai intensificar. Tem muita fake news, o pessoal pega uma informação do portal da transparência e distorce. Mas nada grave. Não está no nível de São Paulo”, relatou.
Até mesmo nas eleições na Capital, em que pese as críticas mútuas entre os candidatos, não houve ataques personalizados, com palavras de baixo calão, bate-boca ou ameaças - o que se difere de algumas situações vivenciadas nas eleições de 2020 em Porto Alegre. Enquanto isso, na capital paulista, propostas e a própria cidade ficam em segundo plano para uma briga generalizada entre os concorrentes que culminou em uma agressão física no último debate.
“Nunca podemos perder a cabeça. Tem que ficar no campo das ideias. Mas, na última semana, sempre esquenta. Tem a questão da polarização com os candidatos que vão refletir em apoio ao candidato à presidência lá em 2026. O que temos defendido é que eleição é até dia 6 e, quem ganha, tem que governar para todos”, disse Arruda.