Pela primeira vez, testes rápidos para diagnóstico da dengue serão distribuídos pelo Ministério da Saúde a todos os Estados brasileiros. Para o RS, serão destinadas 55.850 unidades. A previsão é de que os exames estejam em solo gaúcho em 29 de janeiro. Para todo o país, serão 6,5 milhões testes entregues, representando um investimento superior a R$ 17,3 milhões aos cofres públicos. O processo de aquisição dos itens foi iniciado em 2024.
A iniciativa busca ampliar a identificação precoce dos casos, sobretudo em municípios distantes ou com acesso limitado a serviços laboratoriais. Inicialmente, serão ofertados 4,5 milhões de testes para todo o país. A entrega deve começar na próxima semana. O ministério não detalhou o calendário de todo o país, mas informou que as primeiras unidades devem chegar em 29 de janeiro no RS.
Segundo a pasta, a distribuição por Estado levou em consideração a proporção de notificações de casos suspeitos por unidade federativa entre as semanas epidemiológicas 27/2024 e 2/2025. Durante esse período, que teve início em 30 de junho de 2024 e seguiu até 11 de janeiro, o RS registrou pelo menos 11,3 mil casos de suspeita da doença, segundo a nota técnica da pasta.