Para baixar preço de alimentos, governo irá zerar tarifa de importação para carne, café, açúcar, milho e azeite
Anúncio foi feito após a reunião do governo com setor de alimentos, nesta quinta-feira, sem a presença do presidente Lula
Publicado em 07 de março de 2025
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou medidas para tentar reduzir o preço de alimentos. Entre as ações, explicadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6), estão zerar a tarifa de importação para alguns alimentos, como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva.
O anúncio de Alckmin ocorre após uma reunião com representantes do setor de alimentos, na tarde desta quinta. A medida deverá passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) antes de entrar em vigor, o que, segundo ele, "é uma questão de dias".
Alckmin também avaliou que é difícil explicitar impacto sobre cada item, mas garantiu que a ideia é reduzir os preços e manter o poder de compra dos cidadãos.
Veja as mudanças nas alíquotas
- Carne: de 10,8% para 0%
- Café: de 9% para 0%
- Açúcar: de 14% para 0%
- Milho: de 7,2% para 0%
- Óleo de girassol: de 9% para 0%
- Azeite: de 9% para 0%
- Óleo de palma: cota de importação era 65 mil toneladas e passa para 150 mil toneladas
- Sardinha: de 32% para 0%
- Biscoito: de 16,2% para 0%
- Massas alimentícias: de 14,4% para 0%
Fonte: Bruna Casali / Com informações GZH
Comentários
Últimas Notícias
Policial
Homem é preso por tráfico de drogas em Seberi
Publicado em 04 de julho de 2025
Educação
Governo do RS atribui responsabilidade sobre a entrega de uniformes às escolas e diz que 99% dos kits já foram distribuídos
Publicado em 04 de julho de 2025
Policial
Homicídio e tentativas de assassinato são registrados em Alpestre
Publicado em 04 de julho de 2025
Policial
Idoso é preso por estupro de vulnerável em Taquaruçu do Sul
Publicado em 02 de julho de 2025
Economia
Aneel vai avaliar impacto de vetos na conta de luz após deputado acusar governo de distorção
Publicado em 02 de julho de 2025
Saúde
Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina da gripe aviária
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
RS tem quarta-feira congelante com ao menos 19 cidades com temperaturas abaixo de zero
Publicado em 02 de julho de 2025
Geral
Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos
Publicado em 01 de julho de 2025
Região
Apostador de Planalto ganha quase 600 mil na Quina
Publicado em 01 de julho de 2025
Saúde
UTI do Hospital Divina Providência retoma internações após cumprimento rigoroso de protocolo sanitário
Publicado em 30 de junho de 2025