Tarifaço de Trump ameaça setores da economia gaúcha
O documento que oficializa o tarifaço traz uma lista com 694 exceções — itens específicos que não serão tarifados.
Publicado em 01 de agosto de 2025
Compartilhar
A- A A+

Antes da divulgação das exceções, estudos da Fiergs estimaram que o impacto do tarifaço podia gerar prejuízo de até R$ 1,92 bilhão no PIB do Rio Grande do Sul. Pela vocação exportadora, o Estado seria um dos mais atingidos pelas tarifas.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) destaca que, mesmo com exceções, a taxação prejudica a competitividade do produto brasileiro. "Não há justificativa técnica ou econômica para o aumento das tarifas, mas acreditamos que não é hora de retaliar. Seguimos defendendo a negociação como forma de convencer o governo americano que essa medida é uma relação de perde-perde para os dois países, não apenas para o Brasil”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban, segundo nota divulgada pela entidade.

Outro setor fortemente impactado pelo tarifaço é a indústria do tabaco. O Brasil exporta cerca de 38 mil toneladas do produto aos Estados Unidos, dos quais aproximadamente 90% saem do Porto de Rio Grande. O país norte-americano é o terceiro maior destino do tabaco brasileiro tanto em volume quanto em valor.

Por meio de nota, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) informou "está fazendo uma análise detalhada para identificar quais dos segmentos que representa estão incluídos nas possíveis exceções à tarifa de 50% e quais efetivamente serão impactados". A entidade representa diversos segmentos do setor de madeira processada, incluindo compensados, molduras, painéis, pisos e portas.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), os Estados Unidos são o segundo maior mercado para a carne bovina brasileira. A aplicação da taxa adicional de 50%, conforme nota da entidade, "compromete a viabilidade econômica das exportações ao mercado norte-americano".

Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações GZH
Fotos
Comentários