Barril FM entrevista o Juiz Eleitoral Mateus da Jornada Fortes
Publicado em 25 de setembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

Na tarde da última quinta-feira, 24, recebemos no estúdio de TV o Juiz da 94ª Zona Eleitoral, doutor Mateus da Jornada Fortes, para esclarecemos como será as eleições municipais 2020 nesse cenário de pandemia, que ainda assola o país. Para início dos esclarecimentos, Doutor Mateus esclareceu que a 94ª Zona Eleitoral é composta por oito municípios e que nesse ano ocorreu uma dificuldade em conseguir engajar a população para serem voluntários como mesários e por isso alguns pontos de votação não estarão abertos nesse ano. Todos os voluntários receberão vale-alimentação de até R$ 40,00 como também EPI's individuais da Justiça Eleitoral. 

Quando questionado sobre o que seria diferente nesse ano atípico, o Juiz realçou três mudanças significativas: a primeira está relacionada com os horários de votação que, excepcionalmente em 2020, será estendido das 07h as 17h, e as primeiras horas serão destinadas as pessoas do grupo de risco. A segunda alteração diz respeito a biometria, pois nesse ano não será obrigatório a utilização da biometria, então os eleitores devem levar seus títulos e documentos com foto, além de suas próprias canetas passa assinar o caderno. E a última modificação é sobre as datas, que o primeiro turno será dia 15 e o segundo dia 29 de novembro. 

Doutor Mateus também esclareceu sobre as ausências nas votações. O voto é obrigatório no Brasil, entretanto, os eleitores que não puderem comparecer a sua zona eleitoral tem o prazo de até 60 dias para justificar na justiça eleitoral. Caso o cidadão não justifique, precisará pagar multa e ficará impossibilitado de participar de concursos públicos, entre outras situações.

Por fim, o Juiz Eleitoral reforçou que todas as medidas sanitárias serão tomadas para evitar qualquer disseminação de Covid-19. Os assuntos de penalidades sobre o não seguimento das normativas das eleições e sobre os crimes digitais nas propagações das fake news também foi abordado. Confira a entrevista completa no Facebook da Barril FM.

Fonte: Isadora Ferrão/ Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários