Anvisa autoriza venda de parte dos produtos Ypê que estavam suspensos
Liberação vale para detergentes e desinfetantes fabricados desde novembro de 2025.
Publicado em 16 de outubro de 2026
Compartilhar
A- A A+

Consumidores já podem encontrar no mercado parte dos produtos da Ypê que haviam sido suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização foi publicada nesta sexta-feira, 16 de outubro, e abrange detergentes e desinfetantes fabricados a partir de 1º de novembro de 2025.

A decisão foi tomada após a Química Amparo, fabricante da marca, apresentar laudos satisfatórios referentes aos lotes produzidos em novembro e dezembro do ano passado. Com isso, alguns itens voltam a ter comercialização permitida, conforme os critérios estabelecidos pela agência.

A lista inclui os detergentes lava-louças Ypê, nas versões tradicional, com enzimas ativas, concentrado Ypê Green e toque suave. Também foram liberados os desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê.

A restrição havia sido determinada em 1º de abril e atingia detergentes, desinfetantes e lava-roupas de lotes identificados pelo número final 1. A nova decisão, porém, não contempla os lava-roupas, que não aparecem entre os produtos liberados nesta atualização.

A autorização foi formalizada por meio da Resolução 4.096/2026, publicada no Diário Oficial da União. A orientação é que os consumidores confiram as informações sobre o produto e o lote antes da compra.

Fonte: * Vanessa Onci com informações do Correio do Povo
Fotos
Comentários