Hospital Santa Terezinha de Erechim terá novo tomógrafo
A ação beneficia 79 municípios da Região do Alto Uruguai, que atendem 100% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Publicado em 25 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
O governador José Ivo Sartori assinou, nesta quinta-feira (24), no Palácio Piratini, convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) para aquisição de um novo tomógrafo. O equipamento faz análise oncológica, investigação de metástases e planejamento da radioterapia. Os recursos previstos de R$ 917 mil constam da Consulta Popular. A contrapartida do FHSTE é R$ 250 mil.

O governador falou que "essa é uma conquista na área da Saúde que vai ajudar o município e região de Erechim. Nosso foco principal é melhorar a vida das pessoas, priorizando o que é essencial para o cidadão pagador de impostos". Sartori também explicou que esta não é uma ação comum dentro do orçamento realista que o estado aplica. "Essa demanda foi destravada dentro da Consulta Popular porque houve o empenho de todos, para que o processo fosse concretizado através de uma modelagem legal e viável ", concluiu.

De acordo com o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o aparelho que será adquirido vai substituir o atual que está inoperante. Gabbardo ainda parabenizou a região de Erechim por apresentar o menor índice de mortalidade infantil no estado, comparável aos índices de países do primeiro mundo, como a França. Políticas públicas voltadas à primeira infância são prioritárias para o governo.

O diretor executivo do Santa Terezinha, Helio Bianchi, disse que o processo vem sendo tratado com a Secretaria da Saúde desde janeiro deste ano, e agradeceu o empenho do secretário João Gabbardo dos Reis, que conseguiu destravar legalmente a ação. "É uma conquista para nossa comunidade a liberação desses recursos", disse o diretor.

Após a assinatura do documento, a Fundação Hospitalar está autorizada a abrir processo licitatório para aquisição do aparelho. Deputados estaduais da região, vereadores e secretário municipais prestigiaram o evento.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações SES
Fotos
Comentários