Além de presidente e governador, cidade do Norte do RS vai eleger prefeito no domingo
Alpestre possui 6099 eleitores. Disputam a gestão municipal o candidato Alcir José Hendges (MDB) e o candidato Valdir José Zasso (PDT).
Publicado em 23 de outubro de 2018
Compartilhar
A- A A+
O município de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul, vai realizar eleição para prefeito no próximo domingo (28). Além do voto para presidente e governador, os 6099 eleitores da cidade vão eleger quem assumirá a prefeitura pelos próximos dois anos. Alpestre é a única cidade do estado que terá eleições municipais em 2018.

Disputam a eleição o candidato Alcir José Hendges (MDB) e o candidato Valdir José Zasso (PDT). A ordem de votação na urna será: primeiro para presidente, depois para governador e, por último, para prefeito.

O prefeito eleito em 2016, com 46,19% dos votos, Alfredo Moura e Silva (MDB) decidiu renunciar ao cargo. Ele foi alvo de investigações do Ministério Público (MP), que desarticulou um esquema entre a prefeitura e empresários de direcionamento de licitações para empresas que pagavam propina.

Conforme delações premiadas de empresários ao MP, a propina era direcionada ao vice-prefeito, em valores que variavam até 15% dos valores dos contratos, especialmente para compra de máquinas pesadas e pavimentação asfáltica.

Uma operação foi realizada na prefeitura em dezembro do ano passado. Tanto Alfredo como seu vice, secretários, assessores e servidores da prefeitura chegaram a ser afastados das funções por 180 dias. Desde o afastamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Jânio Schenal (MDB), assumiu a prefeitura.

A data da nova eleição para prefeito em Alpestre foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que preferiu deixar para o segundo turno para facilitar, já que no primeiro turno o número de votos era maior, devendo o eleitor escolher ainda deputados estaduais e federais, além de senador.
Fonte: Bruna Casali/JornalismoBarrilFM com informações G1RS
Fotos
Comentários