Estado tem ao menos 82 cidades com danos por conta do temporal
Publicado em 21 de março de 2024
Compartilhar
A- A A+

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a quarta-feira e hoje causou danos em ao menos 82 municípios. As ocorrências envolvem problemas ocasionados principalmente por conta da força do vento. Além disso, do total, 45 reportaram algum tipo de transtorno relacionado ao fornecimento de energia elétrica.

Confira o balanço, divulgado pela Defesa Civil Estadual, com os principais municípios afetados:

Chuí: rajada de vento fez com que uma árvore caísse em cima de um caminhão de carga que estava estacionado, na BR 471, próximo ao perímetro urbano. Houve somente dano material.

Santana do Livramento: chuvas e ventos. Cidade sem energia e relato de queda de árvores no centro do município. Há cinco casas destelhadas.

Arroio Grande: devido às chuvas intensas, há várias ruas alagadas e queda de luz.

Bagé: duas casas destelhadas e queda de árvores.

São Pedro do Sul: atendimento de queda de um toldo no hospital municipal em virtude do vento.

Santa Cruz do Sul: árvores caídas e duas casas destelhadas.

Rio Pardo: cinco casas destelhadas e queda de árvores.

Frederico Westphalen: destelhamento parcial do quartel do CBMRS devido ao vento.

Engenho Velho: várias árvores arrancadas, telhado do pavilhão comunitário parcialmente danificado e algumas casas descobertas.

Cacequi: seis casas destelhadas e pontos sem energia elétrica.

Getúlio Vargas: árvores caídas e quatro casas destelhadas.

André da Rocha: relatos de árvores obstruindo estradas. Uma serraria e um silo descobertos. Equipe em vistoria para levantamento de danos.

Barão do Cotegipe: oficina parcialmente destelhada.

Cruz Alta: danos materiais e prejuízos privados nas instalações do campus da Unicruz.

Taquara: dois feridos e nove destelhamentos.

Lajeado: queda de um muro de uma escola estadual.

Gravataí: quinze casas destelhadas e danos em semáforos.

Santo Antônio da Patrulha: cinco casas destelhadas. Há três residências com queda de paredes e telhados. Além disso, tem duas escolas destelhadas.

Apresentaram queda de árvores e destelhamento pontual:

Venâncio Aires, Jaguarão, Alegrete, São Sepé, Restinga Seca, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Triunfo, Passo Fundo, Campos Borges, Pinto Bandeira, Sobradinho, Caçapava do Sul, Itaqui, Áurea, Bossoroca, Giruá, Eugênio de Castro, Prejuçara, Jóia, Vanini, Faxinal do Soturno, Bom Jesus, Marau, Santo Ângelo, Nova Hartz, Imbé, Carlos Barbosa, São João do Polêsine, Cachoeira do Sul, Soledade, São Lourenço do Sul, Vera Cruz, Cerrito, Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Santiago, Uruguaiana, Taquari.

A Defesa Civil estadual destaca que a informação é dinâmica. Muito provavelmente até o fim do dia esse número de cidades afetadas tenha algum aumento. A partir da divulgação do número de pontos sem luz da RGE, o Rio Grande do Sul tem nesta quinta-feira mais de 1,1 milhão de locais sem energia elétrica. A empresa informou que há 337 mil sem luz na sua área de concessão, enquanto a CEEE Equatorial tem 796 mil.

Ventos ultrapassam 140 km/h no RS

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Soledade e Cruz Alta, a ventania chegou a 142 km/h e 140km/h, respectivamente.

Queda brusca de temperatura

Em um período de 14 horas, a temperatura em Porto Alegre caiu drasticamente. São 17°C de diferença. Nessa quarta-feira, às 16h30min, os termômetros no Centro da cidade marcaram 39ºC.

Com o passar do dia e a chegada da noite, o temporal se aproximou do Rio Grande do Sul e derrubou as temperaturas ao longo da madrugada. As rajadas de vento de 90 km/h associadas à chuva fizeram os termômetros marcarem 22ºC às 8h30min.

Fonte: Vanessa Onci / Com informações Correio do Povo
Fotos
Comentários