A Copa Libertadores de 2025 já tem 45 times definidos. Restam apenas duas vagas que sairão de Colômbia e Bolívia. O Brasil é o País com o maior número de representantes, com oito. A Argentina vem em segundo lugar, com sete equipes. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela têm quatro times cada. A primeira fase da competição começará em fevereiro de 2025. Já a fase de grupos tem início a partir de março do próximo ano.
O Brasil tem sete vagas no torneio, seis pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil. Como o campeão da Libertadores deste ano foi uma equipe brasileira, o Botafogo, esse número subiu para oito. Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia foram os times que ganharam a vaga pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo conquistou a vaga por ter vencido a Copa do Brasil. Nem todos os oito times, porém, entram de forma direta na competição, no próximo ano. Corinthians e Bahia vão disputar a fase preliminar do torneio.
As equipes brasileiras entram a partir da segunda fase e jogam duas partidas, dentro e fora de casa. Os vencedores avançam para a última etapa preliminar, disputada novamente em dois jogos. Quem vencer conquista uma vaga na fase de grupos. Os adversários de Corinthians e Bahia vão ser descobertos em sorteio a ser realizado no dia 19 de dezembro. A fase de grupos tem previsão de início para o dia 19 de março.
Já a grande final deve ser disputada em 29 de novembro e o Brasil tem chances de sediar o evento novamente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a candidatura do estádio Mané Garrincha, em Brasília, para a Conmebol. A decisão deve acontecer no início de 2025.
Confira todos os times classificados para a Libertadores de 2025:
BRASIL - Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia.
ARGENTINA - Racing, Estudiantes, Central Córdoba, Vélez, Talleres, River Plate e Boca Juniors.
BOLÍVIA - San Antonio Bulo Bulo, Bolívar e The Strongest
CHILE - Colo-Colo, Universidad de Chile, Deportes Iquique e Ñublense
COLÔMBIA - Atlético Bucaramanga, Tolima e Independiente Santa Fé
EQUADOR - LDU, Independiente del Valle, Barcelona e El Nacional 29
PARAGUAI - Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Nacional
PERU - Universitario, Sporting Cristal, Melgar e Alianza Lima
URUGUAI - Peñarol, Nacional, Boston River e Defensor
VENEZUELA - Deportivo Táchira, Carabobo, Universidad Central e Monagas